PUBLICIDADE

Quem serão os indicados ao TGA 2021, o "Oscar dos games"?

Premiação acontece no começo de dezembro com os melhores jogos do ano em 30 categorias

21 out 2021 19h08
| atualizado em 22/10/2021 às 06h20
ver comentários
Publicidade
Foto: Divulgação

Falta um pouco mais de um mês para a cerimônia oficial do The Game Awards 2021, o evento de premiação mais importante dos games. Neste ano, Geoff Keighley, o organizador e apresentador anual, estará no Microsoft Theater, em Los Angeles, na primeira edição presencial após a pandemia.

Nas próximas semanas de novembro, os nomes dos indicados oficiais devem ser revelados e, em 2021, existe uma grande lista de títulos que podem ocupar as vagas das categorias. Tendo em vista a aproximação do evento, trazemos hoje as nossas impressões sobre quais jogos muito provavelmente serão lembrados no evento e que tipo de surpresas poderíamos ter em dezembro.

No dia 9 de dezembro, Geoff vai anunciar todos os vencedores em 30 categorias que contemplam jogos de pequenas e grandes desenvolvedoras, além de premiar também as figuras importantes que mobilizaram o cenário de e-sports neste ano.

Nossa missão aqui é estabelecer um parâmetro de jogos que podem aparecer nas principais (e mais concorridas) categorias, do prêmio principal ao de nicho. Fique ligado e prepare-se para fazer as melhores apostas em seu bolão.

Aquecimento para o The Game Awards 2021

Jogo do Ano, Melhor Direção e Melhor Narrativa

Começando pela mais polêmica, o Jogo do Ano é uma categoria que sempre dá o que falar. Nos últimos três anos, especialmente, títulos atemporais conseguiram levar a melhor: God of War (2018), Sekiro: Shadows Die Twice (2019) e The Last of Us Part II (2020). 

2021, embora muitas pessoas não acreditem, foi um ano em que vários títulos foram aclamados pela crítica especializada e, principalmente, pelo público. Dito isso, alguns jogos têm a maior chance de serem destacados por esse motivo.

Foto: Divulgação

Resident Evil Village é um deles. Lançado em maio, o jogo da Capcom trouxe de volta Ethan Winters em uma aventura macabra num vilarejo repleto de criaturas horrendas. A oitava produção da franquia de peso não só foi muito discutida, como também trouxe elementos bem completos, o que poderiam levá-lo a conquistar uma vaga entre os melhores do ano — isso se o mesmo não ganhar.

Esta categoria em especial privilegia muito a experiência completa que o game oferece ao jogador. Neste sentido, It Takes Two provavelmente será lembrado. Ao apresentar uma premissa interessante com um gameplay co-op, o título pode muito bem ser o representante indie em Jogo do Ano.

Foto: Divulgação

Deathloop é outro concorrente forte. Além da nota altíssima no Metacritic, o jogo de tiro em primeira pessoa ainda teve uma divulgação massiva, essencial para a campanha da premiação.

Para completar os nossos supostos seis indicados, Metroid Dread, da Nintendo, Far Cry 6, da Ubisoft, e Psychonauts 2, da Xbox Game Studios, são fortes candidatos a ocuparem essas vagas. Mesmo que alguns desses jogos não tenham a sorte de aparecer em Jogo do Ano, é provável que eles sejam citados nas categorias conseguintes, como Melhor Narrativa e Melhor Direção. Afinal, os indicados costumam repetir conforme o prêmio principal chega.

Foto: Divulgação

Como bem dissemos, é incorreto afirmar com precisão quais serão os indicados de fato. Inclusive, alguns jogos podem aparecer de surpresa em alguma destas três categorias, como Kena: Bridge of Spirits, o título fantasia de mundo aberto, e Returnal, o bem elogiado roguelike da PlayStation. Hitman 3, Ratchet and Clank: Rift Apart, 12 Minutes e The Forgotten City, lançamentos muito comentados, também podem fazer uma aparição.

Melhor Performance

A categoria de performance premia os atores que dão vida aos personagens mais profundos, enigmáticos e divertidos nos lançamentos do ano. Em 2021, algumas atuações se destacaram e é difícil que não sejam reconhecidas por meio das indicações.

Foto: Divulgação

A primeira delas é a icônica Lady Dimistrescu, de Resident Evil Village, por Maggie Robertson. Inclusive, caso a atriz seja indicada, é bem capaz que leve o prêmio. A personagem foi um dos assuntos mais comentados do ano e os fãs rapidamente a adotaram como uma das favoritas do jogo.

Outro forte concorrente que pode aparecer é Giancarlo Esposito pelo papel de Antón Castillo em Far Cry 6. O carisma do ator ultrapassa as telas e muito provavelmente deve receber destaque no TGA 2021.

Foto: Divulgação

Erika Mori como Alex Chen, de Life Is Strange: True Colors, também pode ser lembrada. A personagem possui muitas nuances e traz o aspecto intimista que o público geral elogia bastante. Outro nome capaz de aparecer é de Jason Kelley, que faz Colt Vahn, de Deathloop.

Melhor Multiplayer e Melhor Jogo Mobile

Nestas duas categorias, alguns jogos viralizaram e seria uma surpresa se eles não marcarem presença na premiação em dezembro.

Começando pelos jogos multiplayer, o primeiro nome de destaque é It Takes Two, cuja narrativa depende basicamente de todo o esquema de cooperação entre dois jogadores. Além disso, Back 4 Blood, o “sucessor espiritual” de Left 4 Dead também tem a sua campanha fundamentada na jogabilidade em equipe.

Foto: Divulgação

Valheim é outro título que fez muito sucesso neste ano. Seu universo épico baseado na mitologia nórdica pode tornar o jogo apto a uma vaga especial nesta categoria. Da mesma maneira, New World e Knockout City também podem entrar por conta das suas mecânicas online. Alguns games que já existem, mas continuaram fazendo sucesso em 2021, talvez consigam uma indicação, como Valorant e Fall Guys.

Em relação à categoria mobile, existem três títulos que muito provavelmente você verá na lista de indicações. Eles fizeram sucesso, conquistaram o público e foram elogiados pelos seus recursos. São eles: League of Legends: Wild Rift, Pokémon Unite e Fantasian. Geshin Impact continuou aprimorando seu jogo neste ano e talvez possa receber novamente uma indicação.

Foto: Divulgação

Outros jogos que podem ter destaque (RPG, Direção de Arte e mais)

  • Little Nighmares 2 — Melhor Direção de Arte, Melhor Áudio
  • Super Mario 3D World + Bowser’s Fury — Melhor Jogo para Família
  • Sable, Genesis Noir, Death’s Door, Lost in Random — Melhor Jogo Independente
Foto: Divulgação
  • Tales of Arise, Monster Hunter Rise, Scarlet Nexus, Braverly Default 2, Cyberpunk 2077 — Melhor RPG
  • The Dark Pictures Anthology: House of Ashes, The Medium, Lost Judgment — Melhor Narrativa
  • Forza Horizon 5, FIFA 22, NBA 2K22 — Melhor Jogo de Esporte/Corrida
  • Guilty Gear -Strive- — Melhor Jogo de Luta

Pensando nesses lançamentos que foram alguns dos destaques neste ano, milhares de gamers ao redor do mundo estão ansiosos para descobrirem se seus títulos favoritos estarão passíveis de premiação no TGA 2021 e quais levarão a melhor de fato. Resta aguardar até a lista oficial sair nas próximas semanas.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade