Okami 2 é sequência direta do jogo original e está sendo feito na RE Engine
Capcom também informou que o desenvolvimento do game ainda está no início
O produtor da Capcom, Yoshiaki Hirabayashi, confirmou em entrevista à IGN que Okami 2 é uma "continuação da história que vimos no jogo original", com ele dizendo também que era Amaterasu no trailer mostrado no The Game Awards 2024, confirmando as suspeitas dos fãs do jogo.
Tecnicamente, já existe uma sequência para Okami, chamada Okamiden, um jogo para Nintendo DS estrelando o filho de Amaterasu, Chibiterasu, e que apresenta vários personagens do jogo original. No entanto, Okamiden não foi muito bem recebido, tanto por seu lançamento no DS em vez de nos consoles quanto por sua criação sem os principais membros da equipe original, como Hideki Kamiya.
Ao ser perguntado a respeito de Okamiden e se o jogo seria reconhecido, Hirabayashi disse: "Sabemos que há fãs que gostam do jogo, é claro. E também sabemos o feedback sobre o jogo, de como a história foi conduzida e agora como talvez partes da história não estivessem alinhadas com o que as pessoas esperavam. Com isso, também temos a sequência agora que, como explicamos antes, é uma continuação da história do Okami original. É assim que vamos descrever isso."
Na mesma entrevista, foi informado que levará algum tempo até termos mais detalhes sobre o novo game, pois ele ainda encontra-se no início do desenvolvimento.
Capcom esperou as pessoas certas para aprovar desenvolvimento de Okami 2
Hirabayashi também disse que a Capcom vinha considerando fazer a sequência de Okami há algum tempo, mas "precisava ter certas pessoas-chave no lugar certo" e "demorou um pouco para que todas as estrelas se alinhassem", com ele se referindo à Machine Head Works, que tem vários profissionais veteranos que trabalharam no jogo original, e o diretor Hideki Kamiya, que fundou a PlatinumGames em 2006, saindo dela em 2023 e fundando a Clovers para trabalhar em Okami 2.
Kamiya declarou que sempre quis fazer a sequência de Okami, tendo uma ideia para ele há anos, mas deixou claro que não saiu da Platinum apenas para fundar outro estúdio para trabalhar nisso. O desejo da Capcom em revisitar a IP foi crucial em sua decisão, que foi complementado pela devoção dos fãs com a franquia.
"Só de ouvir toda a vibração dos fãs me impulsionou", disse Kamiya conversando com a IGN. "Voltando para PS2, PS3, PS4, Switch e depois as versões posteriores dos jogos, sempre podemos ver que sempre há produtos sendo lançados que os fãs gostam. Você sempre pode ver que o amor pela IP é algo que ainda está se espalhando entre os fãs."
"E então, com todos torcendo e nosso desejo de criar, foi isso que nos levou à concretização deste projeto. Então, sem as vozes de todos lá fora, sem todos nos torcendo, não teríamos avançado com isso. Então, muito obrigado."
Jogo fará uso do motor gráfico RE Engine
Além disso, também foi confirmado que o jogo está sendo feito no motor gráfico RE Engine, da Capcom, com a novidade tendo sido contada pelo produtor da Machine Game Works, Kiyohiki Sakata. Segundo ele, isso permitirá fazer coisas com Okami 2 que ele gostaria de ter feito no primeiro jogo, mas não podia.
"Com a tecnologia de hoje, somos capazes de alcançar tudo isso que tentávamos alcançar antigamente e talvez até mais agora, já que agora estamos trabalhando com a RE Engine", disse Sakata.
Okami 2 está sendo feito pelos estúdios Clovers, M-Two e Machine Head Works. O jogo ainda não possui plataformas confirmadas e nem data de lançamento.