PUBLICIDADE

Plataforma digital permite jogar games retrô sem pagar nada

Jam.gg chega ao Brasil, onde já conta com 500 mil usuários, oferecendo catálogo com mais de 100 jogos

5 mai 2022 11h00
ver comentários
Publicidade
Plataforma Jam.gg chega ao Brasil com games clássicos para jogar de graça
Plataforma Jam.gg chega ao Brasil com games clássicos para jogar de graça
Foto: Jam.gg / Divulgação

Antes do advento da internet - e de eventuais medidas de isolamento social - os gamers se reuniam com os amigos em casa, para sessões de jogatinas com disputas acirradas e muita diversão. Essa experiência nostálgica é o que a Jam.gg, plataforma social de jogos online, quer resgatar - e para isso, se vale de tecnologia de ponta.

A plataforma, anteriormente em fase de testes e conhecida como Piepacker, enfim estreia oficialmente no Brasil e no resto do mundo. Por aqui, a Jam.gg encontrou um mercado aquecido e seu catálogo com mais de 100 games, incluindo jogos cultuados dos fliperamas, como Metal Slug, The King of Fighters '98 e Windjammers, que podem ser jogados no PC ou no celular, caiu no gosto dos gamers brasileiros.

A Jam.gg surgiu como uma plataforma gratuita de jogos multiplayer, com um hub social que promete oferecer a possibilidade de jogar com amigos ou fazer novas amizades. Sem a necessidade de um console caro, uma conexão rápida de internet ou pagar por uma assinatura, qualquer pessoa pode acessar rapidamente um vasto catálogo de jogos em streaming para se divertir.

Para jogar, é preciso apenas acessar o site oficial e efetuar o cadastro no computador ou no celular - nos dispositivos mobile, disponível apenas no navegador Chrome.

Projetado como um playground aberto para comunidades, criadores e desenvolvedores, a Jam.gg será constantemente atualizada, com o acervo indo muito além dos clássicos, incluindo títulos autorais e exclusivos, como Arsène Bomber, e jogos mais recentes, dentre eles Overcooked!, Moving Out, No Heroes Here e Blazing Chrome, que chegarão ao serviço ainda em 2022.

Já é sucesso no Brasil

Durante o período de testes, a Jam.gg caiu espontaneamente nas graças dos brasileiros: já há mais de 500 mil usuários do país usufruindo da diversão sem limites da plataforma, o que comprova o nosso gosto por uma boa jogatina. Ao todo, já são mais de dois milhões de usuários globalmente e cerca de 35% são mulheres.

Os games da SNK, como os títulos listados acima, não são os únicos no catálogo da Jam.gg, mas marcam presença em peso na plataforma e aqui no Brasil, essa aposta nos sucessos dos arcades da década de 90 já se mostrou certeira ao menos uma outra vez: quando a Amazon lançou o Prime Gaming, conquistou a atenção dos brasileiros com uma série de jogos da famosa publisher japonesa, bem parecidos com os presentes na biblioteca da nova plataforma.

O lançamento oficial da Jam.gg traz recursos como suporte para até oito jogadores na mesma sala (lembre-se sempre de passar a vez quando jogar com amigos!), salas públicas e privadas, moderação de texto controlada por IA, para garantir que a Jam.gg continue sendo um local acolhedor para todos. Para quem utiliza controles, a Jam.gg é compatível com quase todos os modelos comuns no PC e a integração para streams na Twitch será disponibilizada após o lançamento.

“Nós estamos empolgados com o lançamento oficial da Jam.gg em todo o mundo, em especial, no Brasil, que é o país com mais usuários e estamos orgulhosos de nossa comunidade local”, celebra Benjamin Devienne, co-fundador e CEO da Jam.gg. “Ao longo de um ano e meio, o feedback que recebemos do público foi muito importante para corrigirmos bugs e otimizarmos nossa plataforma, tornando a experiência a mais agradável possível.” 

Não é pirataria

Catálogo da Jam.gg traz games retro para jogar via navegador
Catálogo da Jam.gg traz games retro para jogar via navegador
Foto: Jam.gg / Divulgação

O catálogo de jogos disponível na Jam.gg é totalmente licenciado através de acordos feitos com, até então, 26 publishers, como Atari, Team17, SNK e também com parcerias diretas com alguns estúdios independentes. Para rodarem em navegadores, todos os títulos são executados em emuladores de código aberto e licenciados pela GPL.

Além disso, uma das atrações premium da plataforma é o Bring Your Own Game (BYOG - Traga seu próprio jogo, em português). Esse recurso permite que os jogadores utilizem suas próprias ROMS (do Game Boy ao Nintendo 64/PS1) em um servidor privado, e apenas o host pode liberar o acesso de outros jogadores, controlando a saída de vídeo e áudio.

O lançamento oficial da Jam.gg também marca a primeira iteração com a experiência mobile. Ao acessar a plataforma beta através do celular, é possível utilizar um touchpad virtual, que funciona com todos os jogos do serviço, inclusive com aqueles do BYOG. No celular, recomenda-se o uso de conexões wi-fi.

Veja os principais recursos da Jam.gg:

  • Salas Públicas: Este é o mais novo recurso após deixar a fase beta. Ao selecionar um jogo, os usuários poderão ingressar em uma sala pública existente (com base na proximidade ou não) ou criar uma. Ao criar salas, os usuários podem optar por mantê-las públicas ou privadas. Para definir melhor o tom de uma sala pública, os usuários podem definir um humor dependendo de seu estilo de jogo: Social, Competitive, Discovery ou Hermits.
  • Suporte para 8 pessoas: até oito jogadores podem entrar nas salas de jogos. Durante o beta, eram quatro. Além disso, os jogadores podem passar o controle para uma das pessoas na sala a qualquer momento.
  • Moderação / Segurança: A Jam.gg conta com Bodyguard, uma IA de ponta para moderação de texto. Nem os apelidos dos usuários ou as descrições das salas tolerarão spam ou palavras ofensivas.
  • Modo de segurança: Quando estiverem em salas públicas, as câmeras poderão ser abertas apenas com silhuetas e simpáticos filtros AR em fundo neutro, para adicionar mais simpatia. Isso não afeta o bate-papo. Apenas ao mudar para uma sala privada que as câmeras poderão ser ativadas.
  • Touchpad: para jogar no celular, os usuários podem aproveitar o touchpad, que funciona com qualquer jogo, incluindo os do BYOG.
  • Mudar de jogo: os usuários podem trocar de jogo dentro de uma sala, navegando no catálogo, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.
  • Suporte a controles: a Jam.gg é compatível com a maioria dos controles detectáveis por PCs.

Gratuita, a plataforma de jogos digitais Jam.gg está disponível para PC e celulares.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade