PUBLICIDADE

“Ninguém espera um grande jogo na América Latina”, diz produtor manauara

Estúdio indie de Manaus teve jogo premiado no evento ChinaJoy, em Xangai, e prepara lançamento para PC e consoles

28 set 2021 10h16
| atualizado às 10h24
ver comentários
Publicidade
kukoos-lost-pets
kukoos-lost-pets
Foto: Petit Fabrik / Divulgação

Kukoos - Lost Pets é um jogo de plataforma 3D com inspiração em clássicos como Crash Bandicoot e Super Mario e que, ainda assim, consegue inovar em suas mecânicas e apresentar um conteúdo promissor. A previsão de lançamento é para o último trimestre do ano e já há uma demo jogável na Steam.

O game foi finalista na categoria Melhor Jogo de Console na ChinaJoy 2021, maior exposição de jogos digitais do continente asiático. Nada mal para o estúdio brasileiro Petit Fabrik, que começou a trabalhar no jogo em 2014 e, na época do evento, ainda estava longe de uma versão finalizada.

Segundo Olímpio Neto, líder do estúdio em Manaus, havia apenas um antigo trailer e uma versão bem inicial do game para serem mostrados, tanto que ele enviou tudo escondido de sua equipe, pois precisava saber se alguém enxergaria o mesmo potencial que ele viu em Kukoos.

O reconhecimento internacional veio após muitos desafios que os produtores de jogos aqui no Brasil conhecem bem. 

“Ninguém sabe que existem produtores de games no Brasil, ninguém se interessa. Até pouco tempo, você não ouvia ninguém investindo na indústria de games aqui, então não existem muitos casos de sucesso”, explicou Neto ao Game On. “Existe um distanciamento do dinheiro e da indústria, e o mundo não espera um grande jogo que venha da América Latina - é preciso furar essa bolha.”

Kukoos - Lost Pets Boss
Kukoos - Lost Pets Boss
Foto: Petit Fabrik / Divulgação

Além disso, a pandemia do Covid-19 impactou no desenvolvimento do jogo, ainda mais quando lembramos que Manaus foi uma das cidades mais afetadas no país. “A nossa indústria conseguiu continuar, ao contrário de outras tantas. Uma boa parte do time não mora em Manaus, então precisamos desfazer a nossa operação no escritório e muitas pessoas saíram da cidade para cuidar de seus familiares. Implementamos uma logística complexa para que toda a equipe tivesse condições de trabalhar de casa. Quem ficou em Manaus viveu algo surreal - foi difícil assimilar a realidade”, contou o produtor. 

Todos esses obstáculos foram apenas parte do processo de criação de Kukoos, que nasceu em 2014 e foi inspirado em um outro projeto da própria desenvolvedora: um jogo de memória baseado nos antigos relógios cucos. Eles enxergaram um universo inteiro ali, desenvolveram e aprofundaram seus personagens e histórias de forma que se tornasse uma marca forte o suficiente para chegar aos celulares, consoles e outras mídias. 

kukoos-lost-pets
kukoos-lost-pets
Foto: Petit Fabrik / Divulgação

Para Neto, Kukoos é só o começo de uma franquia: “Estamos desenvolvendo um jogo com bastante esforço e investimento, e queremos um jogo com potencial de chamar atenção dentro e fora do Brasil”.

Kukoos - Lost Pets chega ao PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One no final do ano. Os jogadores podem experimentar uma demonstração gratuita no Steam.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade