PUBLICIDADE

Jogo cancelado do Mega Drive será lançado 36 anos depois

P-47 II MD seria versão de um clássico dos arcades de navinha para o Mega Drive; 36 anos depois de ser cancelado, título vai voltar nos consoles modernos

9 abr 2024 - 18h21
(atualizado às 22h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um jogo de Mega Drive cancelado há 36 anos fará um retorno triunfal nos consoles modernos. A distribuidora City Connection anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento de P-47 II MD, o port de um clássico dos jogos de "navinha" para arcade que acabou cancelado no final dos anos 1980 quando estava quase finalizado.

Foto: Divulgação/Jaleco / Canaltech
Versão de clássico dos shoot'em ups para fliperama, versão Mega Drive de P-47 II MD retorna nos consoles modernos 36 anos depois de seu cancelamento (Imagem: Divulgação/City Connections)
Versão de clássico dos shoot'em ups para fliperama, versão Mega Drive de P-47 II MD retorna nos consoles modernos 36 anos depois de seu cancelamento (Imagem: Divulgação/City Connections)
Foto: Canaltech

A volta do título perdido foi comemorado pelos amantes dos jogos antigos e da preservação. O lançamento traz de volta a versão adaptada de P47: The Phantom Fighter, desenvolvido pela NMK e publicado no Japão pela Jaleco. O shoot'em up se passa durante a Segunda Guerra Mundial e trazia uma ideia de libertação, em vez dos horrores do conflito, com réplicas de aviões reais em combates nos céus de diferentes países dominados pelos nazistas.

Enquanto traz todas as características de jogabilidade dos shmups da época, o título tentava reduzir o tom nos elementos fantasiosos, trazendo power ups e chefes de fase mais similares a modelos reais. O protagonista, como o título indica, era o P-47 Thunderbolt, um dos principais caças da Força Aérea americana, que também chegou a ser usado pelos expedicionários brasileiros durante o conflito.

Na época, além dos arcades, P-47 II MD foi lançado para o Amiga, PC Engine, Commodore 64 e Atari ST; a versão Mega Drive era a próxima da fila e estava em estágio avançado de desenvolvimento, mas nunca chegou às lojas. Rebatizada inicialmente de The Freedom Star, a edição chegou a ser mostrada em eventos de games na época, mas seu cancelamento nunca foi explicado.

Retorno sob nova direção

Com a venda das propriedades intelectuais da Jaleco para a City Connections, então, o título pôde reviver. Enquanto o P47: The Phantom Fighter original pode ser encontrado em coletâneas de títulos de arcade publicadas pela Hamster Corporation, a ideia da distribuidora é trazer de volta também a versão Mega Drive, com seus gráficos e trilha sonora originais, além da jogabilidade clássica do console.

Uma única imagem dessa nova-velha versão foi divulgada pela City Connections, que não deu maiores detalhes. A empresa revelou apenas que o título terá arte de capa desenhada pelo artista Tankro Kato, especializado em reproduções de aeronaves histórias e famosos pelas embalagens de itens de plastimodelismo.

O anúncio não acompanhou uma previsão de lançamento e, muito menos, os consoles em que P-47 II MD. Desde já, os fãs aguardam novidades e, também, um tratamento semelhante para a sequência do game, P-47 Aces, lançada somente nos fliperamas em 1995.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade