PUBLICIDADE

Guerra total: Conheça todos os jogos da série Battlefield

Franquia de tiro multiplayer surgiu em 2002 e ganhará seu próximo game este ano. Conheça - ou relembre - cada um dos Battlefield

23 jun 2021 19h39
ver comentários
Publicidade
Battlefield 2042 chega em outubro para PC e consoles
Battlefield 2042 chega em outubro para PC e consoles
Foto: Divulgação/EA

Com um novo game da série Battlefield programado para este ano, o Game On traz para vocês um retrospecto da franquia da Electronic Arts. A série é uma das principais do gênero e o motor Frostbite foi adotado até em outros jogos da produtora, trazendo visuais incríveis nos consoles e PCs.

A franquia começou em 1942 (lançado em 2002) e boa parte dos jogos ganhou pacotes de expansões e DLCs. Nos games mais recentes que o suporte ficou mais extenso: o Battlefield 4 ganhou 5 pacotes extras.

Battlefield 1942

Ano de Lançamento: 2002
Plataformas: PC e Mac

Além do modo campanha ambientado na Segunda Guerra Mundial, o primeiro jogo da franquia inaugurou o modo de jogo "Conquista", um modo de multiplayer de larga escala onde os jogadores lutam pelo controle de objetivos fundamentais. Este modo de jogo ganhou muita popularidade e começou a aparecer nos jogos seguintes.

Battlefield Vietnam

Ano de Lançamento: 2004
Plataformas: PC

O game aborda a Guerra do Vietnã, trazendo equipamentos e veículos mais modernos. Os jogadores também podem escolher entre uma variedade de personagens de diferentes classes militares e expandiu diversos aspectos do game anterior. Battlefiend Vietnam foi desenvolvido pela extinta DICE Canada, enquanto o estúdio principal trabalhava em Battlefield 2.

Battlefield 2

Ano de Lançamento: 2005
Plataformas: PC

Battlefield 2
Battlefield 2
Foto: Divulgação/EA

Com ambientação nos dias atuais e mapas inspirados pelos cenários dos conflitos que rolavam na época no Oriente Médio, gráficos e sons aprimorados, Battlefield 2 evoluiu a fórmula do jogo original, trazendo um sistema de patentes, com o jogador podendo virar um comandante, requisitando suporte de artilharia, reconhecimento aéreo e pedir suporte a armamento e munições. O jogador com patente alta tem mais acesso a informações, com posicionamento dos inimigos nos mapas e trazendo mais opções táticas nas partidas.

Battlefield 2: Modern Combat

Ano de Lançamento: 2005
Plataformas: PlayStation 2, Xbox, Xbox 360

Battlefield 2: Modern Combat foi o primeiro jogo da série a chegar aos consoles, com a campanha trazendo um eventual conflito entre as forças armadas da OTAN e a China, tendo como território de batalha o Cazaquistão. As disputas online são limitadas a 32 jogadores no Xbox e PlayStation 2 e 24 jogadores no Xbox 360.

Battlefield 2142

Ano de Lançamento: 2006
Plataformas: PC e Mac

Battlefield 2142
Battlefield 2142
Foto: EA / Divulgação

Com ambientação futurista, 2142 trouxe uma redução no número de classes para 4 (assalto, suporte, médico e engenheiro) e um sistema de progressão onde as conquistas são convertidas em pontos de carreira, promovendo o soldado e destravando novos conteúdos. O game manteve as funções de comandante e líder do esquadrão de Battlefield 2.

Battlefield: Bad Company

Ano de Lançamento: 2008
Plataformas: PlayStation 3 e Xbox 360

A campanha inovou ao trazer o "lado B" da guerra, com o jogador na pele de soldado do exército norte-americano enviado para uma divisão onde só tem os piores soldados. A DICE também desenvolveu os mapas onde a maior parte deles é destrutível, algo que começou a aparecer em diversos jogos do gênero posteriormente.

Battlefield: 1943

Ano de Lançamento: 2009
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360 e Xbox One

Battlefield 1943
Battlefield 1943
Foto: Divulgação

A EA trouxe a fórmula clássica da série com a adição dos cenários destrutíveis de Bad Company 2. Distribuído em formato digital, novidade para a época, o jogo é mais enxuto, totalmente multiplayer e com apenas três mapas: Guadalcanal, Iwo Jima e a clássica Wake Island. Os jogadores podem controlar veículos, como jipes, tanques e aviões de caça.

Battlefield: Heroes

Ano de Lançamento: 2009
Plataformas: PC

Battlefield: Heroes foi um dos primeiros jogos da EA a adotar o modelo "free to play", novidade para a época, e rodava diretamente pelo navegador. O jogador conseguia criar um herói, conquistar habilidades e subir no ranking. Três classes estavam disponíveis na época: Gunner (especialista em armamento pesado), Soldier (o mais equilibrado, com boa velocidade e causando dano a todos os tipos de adversários) e Commando (mais furtivo e perfeito pra invadir locais sem ser percebido). Os servidores de Battlefield Heroes foram desativados em 2015.

Battlefield: Bad Company 2

Ano de Lançamento: 2010
Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360

Battlefield: Bad Company 2
Battlefield: Bad Company 2
Foto: Divulgação/EA

Battlefield: Bad Company 2 traz uma campanha com um quarteto de personagens carismáticos e bastante interação entre eles, deixando a jornada por um país fictício do Oriente Médio mais descontraída. Os cenários podem ser destruídos e isso muda bastante a dinâmica dos combates. O modo multiplayer traz um sistema de classes, em que o jogador progride de forma separada em cada uma das quatro categorias de soldado disponíveis, cada uma com características diferentes, mas bem balanceadas.

Battlefield 3

Ano de Lançamento: 2011
Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360

Battlefield 3 usou a nova engine Frostbite 2, trazendo visuais mais realistas e uma sensação de escala maior na ambientação. O jogador acompanha a elite dos marines americanos numa guerra sem tréguas passando por cidades como Paris, Teerã e Nova Iorque.

O multiplayer trouxe diversos modos de jogo, desde o Conquista, Rush (disputa entre territórios estratégicos) e Team Deathmatch (com 2 grupos se enfrentando nos mapas) Squad Deathmatch, este último com suporte até 4 grupos).

Battlefield 3 também adicionou um multiplayer competitivo, com uma dupla de jogadores sobrevivendo a ondas de inimigos. Só que esse modo de jogo é pouco amigável a novatos, por conta da dificuldade crescente.

Battlefield 4

Ano de Lançamento: 2013
Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One.

Battlefield 4
Battlefield 4
Foto: Divulgação/EA

Battlefield 4 veio com uma campanha mais curta, mas cheia de ação e momentos cinematográficos, além do modo multiplayer com diversos modos de jogo, mapas e equipamentos. Como aconteceu com boa parte dos jogos recentes da série, a campanha ajuda como um "treinamento" pro multiplayer.

O jogo trouxe mais veículos (incluindo veículos aquáticos) e diversos DLCs que foram adicionando novos mapas, modos de jogo e opções exclusivas de personalização.

Battlefield Hardline

Ano de Lançamento: 2015
Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One.

Battlefield Hardline
Battlefield Hardline
Foto: Divulgação/EA

Produzido pela Visceral Games, o jogo renova o universo da franquia ao introduzir um cenário urbano de "polícia versus ladrão" e a guerra contra o crime. A mudança dividiu a opinião dos fãs ao mostrar uma campanha com dois detetives numa série de missões envolvendo tráfico de drogas, bandidos e corrupção.

Em termos gráficos e visuais, Hardline não decepciona e entrega bonitos cenários destrutivos e design artísticos urbanos realistas, utilizando o motor gráfico Frostbite 3, o mesmo de Battlefield 4.

O multiplayer oferece quatro classes (Profissional, Especialista, Mecânico, Operador), sete modos de jogo e suporte para até 64 jogadores, onde equipes de policiais e criminosos se enfrentam.

Battlefield 1

Ano de Lançamento: 2016
Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One.

Battlefield 1
Battlefield 1
Foto: Divulgação/EA

Battlefield 1 é ambientado no período da Primeira Guerra Mundial e inspirado em fatos históricos, elementos que agradaram em cheio os fãs após a recepção morna de Hardline, sendo um sucesso de crítica e vendas.

Diferente dos jogos anteriores, Battlefield 1 possui uma campanha composta por seis histórias de guerra diferentes, cada uma mostrando a perspectiva de soldados de variadas nacionalidades. O jogo contou ainda com quatro expansões com novas histórias, mapas, armas e veículos.

O game também utiliza o motor gráfico Frostbite 3 e apresenta visuais e campos de batalhas super caprichados e com alto grau de realismo. 

O jogo foi lançado com nove mapas e seis modos, incluindo um que os jogadores devem proteger pombos de guerra e usá-los para convocar ataques de artilharia. O multiplayer conta com suporte de até 64 jogadores com mapas baseados em localidades ao redor do mundo.

Battlefield V

Ano de Lançamento: 2018
Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One.

Battlefield V
Battlefield V
Foto: Divulgação/EA

Battlefield V retorna à segunda guerra mundial com novos capítulos da campanha e o famoso multiplayer, que muitos gostam, mas que não oferece tanto partidas rápidas para aqueles que não tem tanto tempo disponível.

Com explosões e visuais realistas, o jogo é um dos mais bonitos dos últimos anos e chegou nos PCs com suporte ao ray tracing (adicionando efeitos de iluminação aprimorados) e DLSS, com mais performance.

A campanha é dividida em histórias individuais, com alguns capítulos cada uma. Tem desde o soldado francês em um campo de batalha aberto, a moça norueguesa preocupada com o seu país e com sua família, o criminoso inglês que ganha uma chance de redenção ao executar missões furtivas e o comandante alemão que está em um último ataque contra as forças americanas.

Meses após o lançamento, o Battlefield V ganhou o "Fogo Cruzado", um modo de battle royale com 64 jogadores, transportes blindados, um protótipo de helicóptero e até o visado trator. Alguns desses veículos são exclusivos do Fogo Cruzado, enquanto outros já conhecidos dos veteranos do Battlefield V foram ajustados para o battle royale.

Battlefield: 2042

Ano de Lançamento: 2021
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Battlefield 2042
Battlefield 2042
Foto: Divulgação/EA

Previsto para ser lançado em 22 de outubro, Battlefield: 2042 apresenta um futuro próximo onde o mundo vivencia a maior crise de refugiados da história. Com os recursos naturais escassos, vários países já entraram em ruínas, enquanto Estados Unidos e Rússia travam uma luta pelo domínio dos materiais necessários para manutenção de suas nações.

Com isso, os dois países recorrem a um novo tipo de soldados, denominados Apátridas, mercenários que não possuem bandeira e se adaptaram ao novo mundo lutando por qualquer que seja o lado. Os Apátridas se tratam como uma comunidade, com famílias, fazendeiros, engenheiros, mas também soldados.

Assim, o jogo traz uma novidade ao se afastar, pelo menos um pouco, do campo militar das forças armadas tradicionais, ainda que reviva o clássico conflito de superpotências entre EUA e Rússia.

O jogo não terá uma campanha e será totalmente dedicado às partidas multiplayer. Em diferentes modos, os jogadores poderão jogar em mapas localizados na Coréia do Sul, Singapura, Guiana Francesa, Índia, Egito, Catar e Antártica.

Battlefield: 2042 terá versões para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo estará disponível no serviço Xbox Game Pass no lançamento.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade