PUBLICIDADE

GTA 6 | Tudo o que você precisa saber sobre o novo jogo da Rockstar

O novo capítulo da franquia Grand Theft Auto chega apenas em 2025, mas essas informações ajudam a enfrentar a ansiedade até o lançamento

5 dez 2023 - 22h07
(atualizado em 6/12/2023 às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários

GTA 6 foi oficialmente anunciado pela Rockstar Games, após anos de espera por fãs de todo mundo. Com lançamento previsto para 2025, o game deve marcar o fim de uma espera de mais de uma década dos fãs que queriam mais games da franquia. E, com a chegada do primeiro trailer, agora sabemos um pouco mais do que esperar do novo Grand Theft Auto e como ele deve levar a série a uma novo patamar.

Foto: Reprodução/Rockstar Games / Canaltech

Passando por quem e quantos serão os protagonistas, onde o jogo vai se passar, quais são as plataformas confirmadas no lançamento e outras informações, nós reunimos o que já foi lançado e, um ou outro rumor, para já ir se preparando por prováveis dois próximos anos de hype em cima de GTA 6.

É claro que ainda restam muitas perguntas a serem respondidas, mas as primeiras informações já são o suficiente para atiçar a curiosidade e dar uma breve demonstração do que a Rockstar preparou para o sexto capítulo da franquia.

Quem são os protagonistas de GTA 6?

O primeiro trailer de GTA 6 confirma os rumores de que o jogo coloca no centro da ação um casal de personagens para serem controlados. Enquanto o homem ainda não teve nem mesmo o seu nome confirmado, a personagem feminina recebeu bastante destaque.

Lucia e seu companheiro em GTA 6 (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Lucia e seu companheiro em GTA 6 (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Foto: Canaltech

Lucia aparece presa no trailer, no que parece ser uma audiência de condicional, e logo em cenas de ação ao lado de seu parceiro, roubando um mercadinho, além de participarem de perseguições. Fica claro, pelas cenas e pela dinâmica de amor bandido, que o relacionamento dos dois deve ser o grande combustível para a trama de GTA 6, como os icônicos criminosos americanos Bonnie e Clyde.

Essa rápida apresentação de Lucia e de seu companheiro confirma a informação que já circulava há quase um ano na internet após o vazamento de informações de GTA 6. Em meio aos vários detalhes do jogo que foram liberados de forma ilegal, estava a revelação de que o game teria dois protagonistas, Lucia e Jason. Assim, por mais que a Rockstar não tenha oficializado o nome do rapaz, parece que já sabemos qual é.

Qual é a história do game?

Como a única coisa lançada até o momento pela Rockstar Games é o curto teaser trailer, é possível pescar algumas informações e especular em cima delas. O fato de Lucia estar presa pode ser uma passagem no início da história ou algo que aconteceu após boa parte da trama do jogo.

Lucia foi em cana (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Lucia foi em cana (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Foto: Canaltech

Lucia pode ter acabado presa e está relembrando de tudo, contando à agente penitenciária como chegou até ali. Por ter sido ela o grande destaque desse primeiro trailer, assim como suas palavras de que ela e seu parceiro precisam ficar juntos para conseguirem se safar, existe uma chance de algo ter acontecido com ele ou Lucia ter sido traída.

Obviamente isso é apenas uma especulação nossa, mas faltando um bom tempo para chegada do jogo, nada mais legal do que ficar fazendo isso. Considerando que GTA 5 também mostra uma morte falsa e como isso afeta o relacionamento entre dois parceiros do crime, GTA 6 pode seguir uma rota similar, mas tornando as coisas mais íntimas.

Relacionamento de Lucia e Jason vai ser parte central da trama de GTA 6 (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Relacionamento de Lucia e Jason vai ser parte central da trama de GTA 6 (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Foto: Canaltech

Essa hipótese ganha peso quando voltamos às informações vazadas no ano passado. Na descrição dos personagens que surgiu na época, Lucia é descrita como uma mulher mais centrada e contida, enquanto o suposto Jason é alguém mais impulsivo e desleixado, inclusive na hora de cometer seus assaltos. É a partir desse contraste entre eles que podemos ver esse possível conflito entre eles surgir.

Outra pista é a música que toca no trailer. Love is a Long Road, de Tom Petty, fala sobre um homem que terminou um relacionamento com uma garota que tentou salvá-lo, mas que ele falhou em retribuir e se manteve preso aos velhos hábitos. Bastante significativo, não?

Onde se passa GTA 6?

Depois de ter sido o cenário daquele que é considerado um dos melhores jogos da franquia, GTA: Vice City, a versão da Rockstar Games de Miami retorna triunfante em GTA 6. Só que ela está muito maior do que vimos anteriormente, o que é esperado, pois o jogo se passa nos tempos atuais.

O que muda também é todo o entorno da cidade, já que o game não fica sólimitado apenas a Vice City, dando ao jogador a liberdade para explorar o estado de Leonida, a versão Rockstar da Florida. Mostrando todas as peculiaridades do estado americano, com direito aos seus próprios "Leonida men" por todo o trailer, o jogo promete muito caos para os jogadores. De gente pelada no meio da rua a pessoas rebolando em cima de carros em movimento, a loucura é normalizada por lá.

Caos em Leonida (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Caos em Leonida (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Foto: Canaltech

Considerando que a Rockstar Games afirmou que o novo título deve ser o maior e mais imersivo capítulo da franquia Grand Theft Auto, espera-se que a sua localidade seja um dos seus pontos altos.

Até o momento, o estúdio não mostrou o tamanho do mapa de Leonida, o que não nos permite fazer uma comparação precisa do quão maior GTA 6 será em relação ao jogo anterior. Contudo, considerando que as imagens do mapa que foram vazadas são reais, é possível crer que Vice City e arredores devem ter o dobro do tamanho da área explorada em Los Santos.

Consoles, mas não PC

A Rockstar Games anunciou que GTA 6 será lançado para PlayStation 5 e Xbox Series S/X apenas em 2025. Os jogadores de PC provavelmente vão ter que esperar um pouco mais para colocarem suas mãos no game, seguindo uma tradição da Rockstar Games em lançar seus títulos primeiro para consoles e, algum tempo depois, com otimizações para o PC.

Com GTA 5, por exemplo, essa espera foi de quase um ano e meio. A versão de PlayStation 3 e Xbox 360 chegou em setembro de 2023 e foi somente em abril de 2015 que os jogadores de PC puderam visitar a cidade de Los Santos. Na época, o game também foi lançado para a geração que tinha acabado de chegar, ganhando versões para PlayStation 4 e Xbox One. E todas elas vieram não apenas com grandes melhorias visuais, mas também novos recursos, como a visão em primeira pessoa, em um modo multiplayer muito mais robusto. Tanto que foi esse segundo lançamento que fez GTA Online se tornar o colosso comercial que se tornou.

Todo mundo na expectativa de enfiar o pé na porta em GTA 6 (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Todo mundo na expectativa de enfiar o pé na porta em GTA 6 (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)
Foto: Canaltech

Quando GTA 6 vai ser lançado?

Se você já está ansioso para visitar Vice City e tocar o terror em Leonida, saiba que será preciso ter um pouco mais de paciência. Como dito, a Rockstar prometeu GTA 6 apenas para 2025 e não trouxe nenhuma data mais específica do que isso. Na prática, não sabemos se o estúdio pretende lançá-lo no começo, no meio ou no final do ano.

O histórico da empresa também não ajuda. GTA 4 e o primeiro Red Dead Redemption, por exemplo, tiveram seus lançamentos iniciais em abril de 2008 e maio de 2010, respectivamente. Já GTA 5 e Red Dead Redemption 2 foram lançados no segundo semestre, em setembro de 2013 e outubro de 2018.

Por isso mesmo, o certo é crer que GTA 6 vai ser lançado em algum momento de 2025 e aguardar pacientemente até lá — e torcer para que a Rockstar não demore a trazer mais imagens desse jogo mais do que aguardado.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade