Exposição Mundos Virtuais leva arte dos games para São Caetano do Sul, em São Paulo
Realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, exposição é a primeira do mundo a trazer obras de arte criadas dentro dos videogames
Videogame e arte andam juntos e a exposição Mundos Virtuais, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro no Parque Tecnológico de São Caetano do Sul (SP), quer celebrar os jogos digitais através de um enquadramento diferente. Para isso, serão expostas fotografias feitas dentro dos games.
Com a temática “ambientes”, a mostra explora cenários de títulos como Red Dead Redemption 2, Elden Ring, Resident Evil, Control, Death Stranding, Cyberpunk 2077, entre outros. Trata-se da primeira exposição do gênero no mundo.
O evento foi criado pelo jornalista e fotógrafo Nelson Alves Jr., que acumula mais de vinte anos de experiência no mercado de jogos eletrônicos. A exposição Mundos Virtuais foi pensada para homenagear a mídia interativa e é uma forma de unir tecnologia, criatividade e técnica fotográfica.
“Juntar as duas artes é uma declaração de amor a ambas, e essa mostra traz a possibilidade de apresentá-las ao público de forma inédita”, explicou Nelson.
Para criar as obras, o artista utilizou uma ferramenta comum em games chamada “photo mode”, ou “modo fotografia” em tradução livre, e a exposição é o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de anos. Cada imagem é criada como em um ensaio fotográfico tradicional, com atenção à luz e à composição. E, claro, elas contam com a “assinatura” do estilo do fotógrafo, que tem forte influência de outros movimentos artísticos, incluindo pintura, cinema e quadrinhos, além, naturalmente, dos próprios jogos.
Cada imagem carrega dois aspectos: além do estético, com base nas influências do artista, há também o de enaltecer aspectos de cada videogame retratado. Isso significa que, além da beleza em si, as imagens carregam o contexto proposto pelo jogo, seja o luto, a alegria, o desamparo ou a esperança.
Entenda o modo fotografia
O “photo mode” é uma ferramenta presente em muitos jogos. Trata-se de um simulador de máquina fotográfica, com os mesmos recursos do aparelho: medição de luz, distância focal, filtros e outros. Com base nisso, o fotógrafo utilizou sua experiência profissional para capturar cenas em mundos fictícios, usando as mesmas técnicas que seriam necessárias com equipamentos reais.
O passo seguinte segue princípio idêntico: as imagens recebem tratamento de pós-produção para serem exportadas em qualidade adequada para impressão.
Para a exposição, as fotos foram impressas em Canvas com 70 cm na maior dimensão, dando um aspecto museológico às obras.
A exposição tem patrocínio de Kingston Technology.
Serviço - Exposição Mundos Virtuais
- Quando: 21, 22 e 23 de outubro de 2025
- Onde: Parque Tecnológico São Caetano – Rua Samuel Klein, 83, São Caetano do Sul (190 metros da estação da CPTM)
- Horário: 9h às 21h
- Entrada gratuita
- Realização: Prefeitura de São Caetano do Sul – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Parque Tecnológico