Conheça os brasileiros na disputa do primeiro Major de CS:GO do ano
Campeonato na Romênia dará 6 vagas para o PGL Major Antwerp em maio; confira os times brasileiros que estarão no torneio
O cenário de Counter-Strike: Global Offensive está a todo vapor e em maio acontece um dos principais torneios da temporada, o PGL Major Antwerp. Entretanto, antes do "vamos ver", os times brasileiros precisam brigar por uma vaga nos maiores holofotes do CS:GO.
Das 16 equipes no RMR das Américas, oito são brasileiras. O campeonato dará seis vagas para o PGL Major, assim, mesmo que todas vagas sejam de brasileiros, ainda tem compatriota ficando de fora. Os times nacionais são os seguintes:
- FURIA
- MIBR
- Imperial
- paiN
- 00 Nation
- Case Esports
- São Caetano
- Team oNe
FURIA
A FURIA é o melhor time brasileiro em ação no momento. Aliás, enquanto os outros quinze times tiveram que se degladiar em classificatórios abertos e fechados por uma vaga neste campeonato, os Panteras sentaram e esperaram. Isso porque eles foram o único time da região das Américas que atingiu o status de Legends no último major, que aconteceu em 2021.
— SUPER FURIA (@FURIA) April 8, 2022
E vale ressaltar que aquele time que chegou aos playoffs do PGL Major Stockholm só melhorou desde então, uma vez que resolveu a ausência de um AWPer de ofício. Rafael "saffee" Costa veio da paiN e se encaixou com uma luva. O time, inclusive, teve uma bela performance na ESL Pro League Season 15, um dos torneios mais equilibrados deste primeiro semestre. O time da FURIA chega quente para o RMR das Américas e é, não só o favorito para conseguir a vaga, bem como um dos times que se chegarem no Major, chegam para incomodar.
MIBR
A MIBR teve um ano terrível em 2021, com o fundo do poço sendo a não classificação para o PGL Major Stockholm. Entretanto, após este revés, a equipe se reestruturou totalmente e pediu aos seus torcedores por paciência neste ano de 2022, uma vez que estão colocando o entrosamento em dia. Contudo, isso não foi impedimento para que o time chegasse de forma tranquila neste campeonato, após se degladiar na bacia das almas dos classificatórios abertos.
🔥 CAMPEÕES DA ESL CHALLENGER LEAGUE S40 🔥
NOS VEMOS NA CONFERENCE! 🇸🇪@woodyfps | @exitfps | @chelok1ng | @jotafps | @Tuurtlecs
#SomosMIBR pic.twitter.com/w1Ypiv4BPP
— MIBR (@mibr) April 4, 2022
Ainda que os torcedores necessitem de paciência para ver esta line evoluir, não seria surpresa nenhuma que o MIBR ficasse com uma das seis vagas para o major de maio. Vale ressaltar que o time vem tendo bons resultados em campeonatos da região.
Imperial/Last Dance
A menina dos olhos da torcida brasileira é a Imperial. Composta por lendas do cenário, como Gabriel "FalleN" Toledo, Fernando "fer" Alvarenga e Lincoln "fnx" Lau, o time se classificou para o RMR sem problemas algum e aqueceu o coração dos mais nostálgicos. A Imperial pode não ser a favorita para conseguir uma das vagas, mas com certeza é a mais popular, pelo menos no momento, dentre os brasileiros.
Ainda que o time esteja junto a pouco tempo e precise de mais entrosamento e treinamento, não dá para desacreditar de uma equipe composta por três bicampeões de major. Além disso, como ressaltado acima, eles terão uma torcida grande ao seu lado.
paiN
A paiN foi um dos times brasileiros que chegou no major do ano passado e representou bem o país durante todo 2021. Entretanto, paira uma incógnita sobre a equipe para um campeonato contra equipes de um nível mais alto. Isso porque eles perderam o seu melhor jogador, saffee, para um dos adversários, FURIA.
Para a vaga dele, a reposição foi boa, Gabriel "nython" Lino chegou e ajudou o time a se classificar para este RMR. Entretanto, saffee foi um destaque absoluto nos torneios que levaram a paiN ao major de 2021, logo, a situação do time ainda é incerta. Vale lembrar ainda que a mudança de jogador leva tempo de adaptação também, principalmente se o principal jogador é o que saiu.
00 Nation
A 00 Nation é um dos times com maior potencial da região, talvez do mundo, mas ainda precisa provar seu valor. A equipe conta com o peso da experiência da lenda Marcelo "coldzera" David, ao lado de quatro dos jovens mais talentosos do cenário sulamericano. Contudo, isso ainda não se mostrou totalmente dentro dos servidores, uma vez que a equipe oscila muito em seus resultados.
Entretanto, assim como não dá para desacreditar da Imperial, pelo seu elenco, o mesmo deve ser dito da 00 Nation de coldzera, o jogador bicampeão de major e melhor do mundo duas vezes.
Case Esports
Depois de seis meses parada em 2021, a organização de Casemiro contratou cinco nomes do cenário nacional, mesclando juventude e experiência e já garantiu vaga no RMR mesmo com pouco tempo estando juntos. A Case está disputando diversos torneios na região da América do Sul e tem apresentado boas performances. Ainda que não seja tão badalada quanto as outras equipes, a Case pode surpreender.
São Caetano
A simples vaga no maior campeonato da modalidade é uma motivação gigantesca. Contudo, o São Caetano entra com um ponto a provar que as outras equipes não tem. O time é composto pelos jogadores que dominaram o cenário nacional em 2021 sob a bandeira da Imperial. Mas... Quando surge a possibilidade de se contratar a line mais badalada do Brasil nos últimos tempos, um empresário tem que "empresariar". Assim, os jogadores foram dispensados para que o Last Dance fosse contratado.
Primeiro adversário do RMR definido.
Jogaremos contra a @imperialesports segunda-feira às 7:15 da manhã do Brasil 🇧🇷 #GoAzulao
— Gustavo Gonçalves (@gushoowtime) April 7, 2022
Não entenda mal, o próprio lider da equipe Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves brincou com a situação depois do anúncio da Imperial. Entretanto, isso não quer dizer que estes jogadores não irão usar este cenário para se motivar e talvez "calar a boca" de quem os preteriu. E para jogar tempero na refeição, logo na primeira partida os times se enfrentarão.
Team oNe
THE ONE IS BACK! 🐂
Após 2 anos longe, o nosso primeiro Golden Boy retorna à nossa casa para reforçar a nossa equipe de CSGO. Estamos ansiosos pelo que o futuro nos aguarda.
Seja bem-vindo novamente, @trkcsgo! 💛#GoOne #EuAcreditoNaMagia 🧙♂️ pic.twitter.com/HrwY6OBznc
— Team oNe eSports (@teamoneesports) January 20, 2022
A oNe é um dos times mais tradicionais do cenário nacional de CS:GO e chega quente neste RMR. Após um 2021 meio apagado e mediano, o time trouxe de volta sua cria Alencar "trk" Rossato, que lidou bem para chamar a responsabilidade e garantir a presença no RMR. Agora, trk e os golden boys têm a missão de mostrar que 2022 será um ano dourado. Vale ressaltar que, assim como o São Caetano tem algo a provar, talvez trk tenha questões pessoais para resolver com a 00 Nation de coldzera, que não quis contar com o jogador.
RMR das Américas
O RMR das Américas começa na próxima segunda-feira, dia 11 de abril e vai até o dia 15 de abril. Ele acontecerá de forma presencial na Romênia e terá transmissão no canal do Gaules na Twitch. Serão dezesseis equipes, com as seis melhores avançando.