PUBLICIDADE

Confira a evolução da franquia The King of Fighters

Cultuada série de luta começou em 1994 e vai ganhar um novo jogo no ano que vem

10 dez 2021 11h05
ver comentários
Publicidade
A evolução de The King of Fighters:

A franquia The King of Fighters é uma das mais aclamadas pelos gamers amantes de jogos de luta no mundo todo, mas especialmente pelos jogadores brasileiros. A sua estreia aconteceu no ano de 1994 com o jogo The King of Fighters '94, lançado pela SNK em seu poderoso arcade NeoGeo.

Nesta época a SNK já era bem popular no gênero de luta com outras franquias de sucesso como Fatal Fury, Art of Fighting e Samurai Shodown, entre outros. Inclusive foi em Fatal Fury, lançado em 1991, que foi criado o torneio "The King of Fighters", ou "O Rei dos Lutadores" em tradução livre, que se tornaria a base para o game de 1994.

King of Fighters '94
King of Fighters '94
Foto: SNK / Reprodução

The King of Fighters '94 é na verdade um crossover com personagens de Fatal Fury e Art of Fighting, além de incluir personagens mais antigos da SNK e também de alguns totalmente inéditos, criados especialmente para o jogo.

A história diz que Rugal Bernstein, um perigoso criminoso e habilidoso lutador, decidiu criar um novo torneio do King of Fighters para testar suas habilidades, convocando os melhores lutadores do mundo para a competição. Mas diferente dos torneios anteriores, o novo King of Fighters é um torneio por equipes, com oito times com três lutadores, cada um representando uma nacionalidade diferente.

Com belos gráficos, cenários animados, personagens carismáticos e um gameplay veloz e entusiasmante, The King of Fighters '94 rapidamente conquistou uma legião de fãs nas casas de fliperamas, e assim nascia uma lendária franquia que perdura até hoje, com o título mais recente sendo The King of Fighters XV, com lançamento previsto para o início de 2022.

Para relembrar essa longa jornada, Game On preparou um vídeo mostrando a evolução de todos os jogos já lançados, que você confere no topo deste artigo, e também uma lista com cinco jogos memoráveis da série, confira!

The King of Fighters '94

Foto: Divulgação

O jogo de estreia da série não poderia faltar. Além de trazer um crossover com personagens de outras franquias amadas da SNK, o jogo contava como principal novidade com o sistema de batalhas em trios (já formados, não sendo possivel alterá-los, infelizmente), o que conferia uma dinâmica única e um diferencial notável de seus principais rivais, Street Fighter e Mortal Kombat.

The King of Fighters '95

Foto: Divulgação

Com o sucesso de KoF 94, a SNK decidiu se dedicar em sua nova franquia que passaria a ter um lançamento anual, sempre trazendo novidades no elenco de personagens, com destaque para a estreia de Iori Yagami, grande rival de Kyo Kusanagi, protagonista do jogo anterior e personagem principal da série. Além disso, o arco narrativo ganha mais profundidade, introduzindo A Saga de Orochi, finalizada em KoF 97. O sistema de batalhas em trio foi mantido, mas agora sendo possível escolher livremente o seu time dentre todos os personagens disponíveis, aumentando o nível de estratégia e competição entre os jogadores, e tornando-se um referência em todos os jogos seguintes.

The King of Fighters ´98

Foto: Divulgação

Em KoF 98 houve uma grande evolução desde o game de estreia da franquia, e que desta vez não trazia um enredo próprio, mas contava com praticamente todos os personagens dos games anteriores, mesmo os que supostamente haviam morrido, com uma invejável marca de 50 lutadores disponíveis (incluindo versões alternativas de vários personagens). Com um visual belíssimo e um gameplay muito elogiado que trazia tudo de melhor dos antecessores, KoF 98 é considerado por muitos fãs como o melhor jogo da franquia.

The King of Fighters 2002

Foto: Divulgação

The King of Fighters 2002 foi lançado durante um período conturbado com a falência da SNK em 2001 e o seu renascimento como SNK Playmore em 2003, e apesar de apresentar vários problemas, o game se tornou bastante popular por causa de um gameplay e sistema de combos bem acessíveis, e novamente deixando a história de lado em prol da boa e velha pancadaria.

The King of Fighters XIII

Foto: Divulgação

Em 2003 foi lançado o último KoF anual e os games da série então foram lançados com títulos numéricos começando pelo XI, sendo que KoF XIII chegou ao mercado em 2010 pela SNK Playmore. O jogo traz a conclusão do arco narrativo Tales of Ash, inciado em 2003 e contou com uma recepção bastante positiva, principalmente por aperfeiçoar vários elementos do também elogiado KoF XII, como os seus belos visuais e o gameplay fluído.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade