PUBLICIDADE

Como começar bem no Ultimate Team do FIFA 22

Chegou em FIFA 22 agora? Veja dicas valiosas para dominar o modo mais popular do game de futebol

3 mai 2022 09h49
| atualizado às 09h51
ver comentários
Publicidade
Confira dicas valiosas para começar no Ultimate Team de FIFA 22
Confira dicas valiosas para começar no Ultimate Team de FIFA 22
Foto: Divulgação / EA Sports

Gratuito na PS Plus de maio e chegando em breve para outros serviços, FIFA 22 atrai uma legião de jogadores principalmente pelo modo Ultimate Team. É nele que moram os maiores desafios do jogo: é possível montar seu time usando cartas de jogadores reais, disputar partidas em troca de premiações e deixar seu elenco cada vez mais forte.

Dicas do modo FUT do FIFA 22:

Se você chegou agora em FIFA 22, que tal saber como dar seus primeiros passos no Ultimate Team? O Game On preparou o guia definitivo.

Tipos de cartas

No modo Ultimate Team, as cartas se dividem em quatro níveis de raridade: bronze, prata, ouro e especiais. Os três primeiros tipos variam conforme a habilidade do jogador: quanto melhor é o atleta, mais rara é a sua carta.

Pacotes do modo Ultimate Team de FIFA 22
Pacotes do modo Ultimate Team de FIFA 22
Foto: Reprodução / EA Sports

Já as cartas especiais funcionam de maneira um pouco diferente, e são lançadas de acordo com o desempenho dos jogadores nos campeonatos ao redor do mundo. Como exemplo, temos os melhores jogadores da semana no TOTW e os melhores jogadores do ano no TOTY. Além disso, há diversas cartas que homenageiam os craques de outras eras.

Entrosamento

Entrosamento é fator chave para a vitória
Entrosamento é fator chave para a vitória
Foto: Reprodução / EA Sports

Além de ter cartas de bons jogadores, é importante saber montar um elenco e entender como funciona o sistema de entrosamento antes de adquirir novos jogadores. No Ultimate Team, o jogador começa com um plantel limitado e vai melhorando aos poucos, então cada escolha é importante.

É possível comprar pacotes com cartas aleatórias através de FIFA Points, que podem ser comprados com dinheiro real. Mas se você quiser um jogador específico sem precisar contar com a sorte, precisará fazer uma visita ao mercado do jogo, que funciona como uma espécie de leilão.

Já no menu de táticas, é possível escolher a formação do seu time. Fique atento nas linhas que ligam os jogadores, elas indicam o nível de entrosamento entre eles: se houver um bom entrosamento, os jogadores ganham bônus de atributos.

Para ganhar esse bônus, a regra é simples: os jogadores conectados precisam ser do mesmo país, do mesmo time de origem ou da mesma liga. Quanto mais requisitos desses eles cumprirem, melhor. Por exemplo, um lateral e um zagueiro brasileiros recebem bônus de entrosamento pela nacionalidade; se fossem também da mesma liga, como a Premier League, o bônus seria ainda melhor.

Para saber o quão entrosados estão os jogadores, basta reparar na barrinha logo abaixo do craque. Além disso, há uma barra de entrosamento de todo o time no canto superior esquerdo da tela, que vai até 100 - quanto maior, melhor.

É graças a esse sistema de entrosamento que sempre precisamos planejar bem as equipes. Alguns jogadores montam seus times usando jogadores de uma mesma liga, outros preferem de uma mesma nacionalidade. Saber isso é sua primeira escolha no Ultimate Team: se você sonha em ter Cristiano Ronaldo, comece procurando outros jogadores que atuam na Premier League, atual lar do craque português.

Como ganhar FIFA Coins

Division Rivals é o modo ideal para aqueles que gostam de disputas online
Division Rivals é o modo ideal para aqueles que gostam de disputas online
Foto: Reprodução / EA Sports

Agora que entendemos o sistema de entrosamento e montamos nosso primeiro time, é hora de conseguir mais cartinhas. Para isso, é preciso jogar bastante nos vários modos de jogo disponíveis dentro do Ultimate Team e receber FIFA Coins. Todo jogo disputado garante uma certa quantidade da moeda do jogo. Além disso, completar objetivos é outro meio eficiente de encher a carteira.

  • Jogando sozinho: Para aqueles que preferem jogar offline, há as Squad Battles. Esse modo conta com times montados pela própria EA e por convidados. É possível escolher a dificuldade, mas quanto mais alta, mais pontos são dados. Ao final de todo domingo, os jogadores que dedicaram mais tempo no modo são premiados de acordo com os pontos obtidos ao longo da semana - é possível ganhar moedas e pacotes de cartas especiais.
  • Jogando online: Para aqueles que preferem os desafios do modo online, a melhor opção é disputar o Division Rivals, que consiste em partidas ranqueadas de FIFA. Neste modo, o jogador avança pelas divisões com cada vitória - ou cai em cada derrota. Quanto maior a classificação durante a semana, melhores são os prêmios recebidos nas quintas-feiras. 
  • Modo Draft: Já no modo Draft, o jogador monta um time temporário, com pacotes dados pelo próprio jogo, para tentar conseguir quatro vitórias seguidas, online ou offline. Há ainda os amistosos e a Weekend League, modos focados no online e que recompensam de acordo com a habilidadesdo jogador.

Como saber o que vem no pacote

Recompensas semanais são essenciais para melhorar a equipe
Recompensas semanais são essenciais para melhorar a equipe
Foto: Reprodução / EA Sports

Uma das novidades em FIFA 22 é a chance de olhar o conteúdo de um pacote dourado na loja uma vez por dia. Lembre-se de sempre visitar a loja para ver o conteúdo de um pacote e comprá-lo se tiver cartas valiosas dentro. Mesmo que as cartas não se encaixem bem na equipe, é sempre possível vendê-las por um bom preço.

Os consumíveis

No modo Ultimate Team, os jogadores têm contratos por tempo limitado e que precisarão ser renovados. Além disso, pode acontecer alguma lesão ou outros imprevistos. Para esses momentos, há os itens consumíveis, que podem ser obtidos nos pacotes ou comprados diretamente no mercado. 

Além de resolverem problemas pontuais, existem consumíveis que modificam posições e certos atributos dos jogadores. Esses itens permitem que atletas de determinadas posições também se destaquem em outras - fique de olho, algumas dessas cartinhas são valiosas e podem ser adquiridas diretamente no mercado

O que fazer com as cartas inúteis

DME é o lugar perfeito para usar as cartas inúteis ao time
DME é o lugar perfeito para usar as cartas inúteis ao time
Foto: Reprodução / EA Sports

Assim que conseguir montar seu elenco, será a hora de reciclar as cartas que não servirão no seu time. Há duas formas de tirar proveito delas: anunciá-las no mercado ou concluir os Desafios de Montagem de Elenco (DME).

Enquanto anunciá-las no mercado é bem intuitivo, os DMEs são um pouco mais complexos. Nele, você precisará montar elencos seguindo algumas regras para trocar por recompensas específicas, como jogadores raros, pacotes ou até mesmo moedas. Vale também ficar atento ao valor de cartas mais básicas durante os DMEs. Como estes desafios têm regras próprias, não é raro ver uma carta barata subir de preço por se encaixar perfeitamente nele.

FIFA 22 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade