PUBLICIDADE

Aos 75 anos, a streamer KristalBR faz sucesso com lives de HearthStone

Pianista clássica e psicóloga começou a fazer lives do jogo para lidar com a solidão da pandemia

25 jan 2022 16h09
| atualizado às 16h14
ver comentários
Publicidade
Aos 75 anos, Berenice descobriu um novo hobby: fazer live streams
Aos 75 anos, Berenice descobriu um novo hobby: fazer live streams
Foto: Reprodução

Aos 73 anos, a psicóloga e pianista clássica em formação Berenice descobriu um novo hobby: fazer live streams. O que nasceu da simples ideia de seu filho Eduardo para que a mãe lidasse melhor com a solidão causada pela pandemia, rapidamente se tornou um hábito, quase um vício. Hoje, aos 75 anos, KristalBR não vive mais sem seus "cristaizinhos" - apelido carinhoso dado aos seus espectadores.

O Game On conversou com a gentil streamer e jogadora brasileira de Hearthstone que vem conquistando o coração da comunidade brasileira do card game.

Não foi amor à primeira vista. Embora Berenice já tivesse certa paixão por jogos de tabuleiro e jogos de cartas mais tradicionais, como buraco, e tenha se aventurado no pôquer online, Hearthstone sofreu certa resistência: “Meu filho que me apresentou Hearthstone. Mas eu fui muito resistente, não queria jogar em computador, achava que não tinha graça. Eu comecei, mas realmente não gostava e fazia apenas as missões diárias.”

Mas o card game da Blizzard ganhou uma segunda chance. Em 2019, a psicóloga sofreu um pequeno acidente e quebrou o pé. A recuperação, que levaria meses, acabou despertando seu interesse pelo jogo: “Fiquei meses em cima do sofá com o pé engessado. Fazendo o que? Jogando. Nessa época o jogo despertou meu interesse, eu venci o tabu da virtualidade e comecei a jogar. Uma coisa que me atraiu muito em Hearthstone é que os 10 heróis têm personalidades únicas. Eu sou psicóloga junguiana e me interessei muito por isso. Gosto muito dos arquétipos, dos simbolismos", comenta.

Logo em seguida veio a pandemia. A necessidade de ficar em casa longe dos amigos e de grande parte da família tornou a vida de Berenice um pouco solitária. O passatempo foi se tornando cada vez mais sério e o filho teve uma ideia que mudaria tudo: “Com a pandemia, comecei a jogar mais ainda. Mas era tudo muito solitário. Meu filho percebeu isso e teve a ideia de começar as lives, dessa forma eu conheceria pessoas novas. E foi o que aconteceu”, diz.

“É um mundo que eu ainda estou descobrindo e que gosto demais." diz KristalBR
“É um mundo que eu ainda estou descobrindo e que gosto demais." diz KristalBR
Foto: Reprodução

Um mundo completamente novo encantou KristalBR, que escolheu o apelido em homenagem à neta que dava nome às suas bonecas - uma delas se chamava Cristal - e ao seu amor por pedras e cristais: “É um mundo que eu ainda estou descobrindo e que gosto demais. Meus inscritos são minhas companhias atualmente - eu que fui tão resistente no começo, hoje vivo mais no mundo virtual do que no ‘presencial’”, diz. “E isso vai além do jogo. Minha maior motivação é a companhia dos meus ‘cristaizinhos’, que é como eu chamo os frequentadores da minha live".

"Eu faço live todos os dias e quando eu não posso fazer por qualquer motivo, sinto muita falta de estar junto com eles. Eu nunca imaginei que teria laços tão fortes no mundo virtual, sem conhecer as pessoas”, complementa.

Berenice conta que grande parte dos amigos e da família não entendem o que ela quer dizer com “agora eu sou streamer de Heathstone”. Por outro lado, quem não perde as transmissões é o filho e seus amigos, além de sua neta, todos fãs de carteirinha.

Quando não está transmitindo suas partidas de Hearthstone, Berenice ama ler, viajar e, atualmente, também descobriu outra paixão: os seriados. Mas nada das conhecidas obras de Hollywood: “Eu pego Netflix e Amazon e me divirto, assisto seriados de culturas de outras nações além da norte-americana. É interessante ver o comportamento dos atores, dos personagens - é bem diferente do que me acostumei a ver durante a vida toda.”

As lives agora são parte da vida da gentil streamer, que não se vê mais longe da Twitch e de seus seguidores: “Há momentos marcantes todos os dias. O carinho que acontece na live, essa interação me surpreende muito”. 

Para conhecer mais sobre o trabalho da KristalBR, basta assistir uma de suas transmissões, que acontecem praticamente todos os dias, em seu canal do Twitch. Já Hearthstone está disponível gratuitamente para PC, Android e iOS.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade