PUBLICIDADE

Train Valley: Console Edition é legal, mas tem controles complicados

Game traz bons puzzles mas é preciso superar barreira inicial nos consoles

3 ago 2022 - 15h12
Compartilhar
Exibir comentários
Train Valley é um puzzle divertido sobre construir ferrovias
Train Valley é um puzzle divertido sobre construir ferrovias
Foto: Flazm / Divulgação

A proposta de Train Valley é bem divertida: construir ferrovias interligando vários pontos de um mapa para transportar passageiros e mercadorias no menor tempo possível para ganhar muito dinheiro. É preciso fazer rotas inteligentes que sejam curtas e tentar não provocar acidentes que dão prejuízos enormes.

O game da produtora independente Flazm, publicado pela BlitWorks, chegou na última semana aos consoles PlayStation 4, Switch e Xbox One, após fazer um certo sucesso nos computadores e no iPad. Infelizmente, a adaptação não foi tão polida no quesito controles - o jogo original se vale muito da combinação mouse e teclado ou da tela de toque do tablet e fazer a migração para o joystick nem sempre é uma tarefa simples.

Controles mais complicados do que deveriam

Superar as primeiras fases, que consistem em puzzles relativamente simples, se tornam um desafio para a paciência do jogador por causa dos controles. Ligar uma estação na outra é fácil, mas encaixar a terceira, quarta, quinta ou sexta estação na rota, com trens indo e vindo entre elas, organizar o fluxo dos veículos e garantir que todos cheguem inteiros e rápido aos respectivos destinos é desafiador e divertido, ou deveria ser, se os controles permitissem.

Na prática, o jogador passa mais tempo causando acidentes ou se confundindo com as rotas e direções erradas do que planejando seus próximos passos. Isso se deve ao sistema de controle, que coloca cada atividade em uma aba diferente de um pequeno menu no topo da tela. É preciso sempre 'pular' de um menu para outro ou o comando executado ao pressionar um botão poderá ser completamente diferente do planejado. Você pode acabar mandando um trem sair da estação antes da hora, ao invés de mudar a direção de um trilho, por exemplo.

Superados os controles, Train Valley pode ser bem divertido nos consoles
Superados os controles, Train Valley pode ser bem divertido nos consoles
Foto: Flazm / Divulgação

Pode levar um bom tempo até o jogador se habituar com o esquema de controle, se não desistir antes. Cada mapa tem uma série de desafios e quando finalmente se pega o jeito, é bem legal poder se concentrar em cumprir cada um deles. Ainda assim, o começo de Train Valley nos consoles é muito mais penoso do que deveria ser.

Superado o desafio não programado dos controles, o jogo oferece muitos mapas, cada um com uma série de missões e complexidade crescente, capaz de entreter o jogador por muitas horas. Também há um modo Livre, para quem só quer curtir a brincadeira de construir suas próprias ferrovias. Acredite, pode ser muito relaxante!

Considerações

Train Valley: Console Edition é uma adaptação de um jogo muito legal lançado originalmente para PC, mas que deixa a desejar na execução de seus controles. É um game de quebra-cabeças, ideal para desafiar o jogador a pensar fora da caixa, mas só para quem conseguir se habituar aos comandos mais complexos do que deveriam.

Train Valley: Console Edition - Nota 5
Train Valley: Console Edition - Nota 5
Foto: Game On / Divulgação

Train Valley: Console Edition está disponível para PlayStation 4, Switch e Xbox One. O jogo também tem versões para PC e iOS.

*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Flazm.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade