PUBLICIDADE

The Finals é boa opção para quem está procurando um novo jogo de tiro

Game gratuito traz partidas de extração para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S

3 jan 2024 - 20h30
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
The Finals é um jogo de tiro gratuito que veio para competir com PUBG e outros jogos do mesmo gênero. Oferece partidas multiplayer de tiroteio em primeira pessoa, com três biótipos diferentes e possibilidade de monetização dentro do jogo.
The Finals coloca jogadores em disputas intensas em game show competitivo
The Finals coloca jogadores em disputas intensas em game show competitivo
Foto: The Finals / Divulgação

Desde o sucesso inesperado de PUBG em 2017, as produtoras de jogos buscam um grande jogo de tiro para conquistar milhares (ou milhões) de jogadores, criando novos gêneros para se destacar em um mercado competitivo abarrotado: já foram os battle royales, looter shooters e, agora, é a vez dos extraction shooters, ou jogos de extração, categoria em que se encaixa The Finals, jogo de tiro gratuito que chegou em dezembro para PC e consoles.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

O jogo desenvolvido pela Embark Games oferece partidas multiplayer de tiroteio em primeira pessoa. Assim como Fortnite e outros sucessos do gênero, o modelo de negócios de The Finals é gratuito para jogar, mas com muitas opções de monetização dentro do jogo, para quem está disposto a abrir a carteira. A jogabilidade simples e direta ao ponto é o verdadeiro atrativo

The Finals não reinventa a roda (e nem tenta)

Enquanto muitos jogos recentes buscam oferecer mecânicas extremamente elaboradas mas falham em reter a atenção dos jogadores, The Finals sabe em que campo está entrando e aposta na entrega de mecânicas bem finalizadas ao invés de tentar se vender como uma grande inovação no gênero. O principal modo do jogo não é nada mais do que um “rouba bandeira” customizado.

Com 15 segundos, somos apresentados à rápida história do game: um violento game show que reúne participantes dispostos à apostar tudo, entrando em uma arena para arrombar um cofre e levar o dinheiro para um ponto de retirada. É isso, sem fofoca, sem nada mirabolante - a base da jogabilidade de um bom jogo de extração.

Bom começo, mas com pouca variedade

Customização de armas é uma opção de monetização em The Finals
Customização de armas é uma opção de monetização em The Finals
Foto: The Finals / Divulgação

Como um jogo que está tentando alcançar seu lugar ao sol, The Finals não trouxe um primeiro mês de tentativa de monetização escrachada. Pelo contrário, com duas partidas você libera os três biótipos disponíveis, que variam em tamanho e afetam o estilo de jogo e o seu papel na partida.

Cada disputa é composta de três equipes de três jogadores. Quem roubar 20 mil moedas primeiro, vence a partida. Há uma variedade bastante limitada de personagens, mas não é algo necessariamente negativo. Acredito que jogos como Overwatch ou  VALORANT, tem seu mérito em uma grande variedade de agentes e poderes, mas também podem levar um tempo para fidelizar o público.

Dominar os mapas e trabalhar em equipe é receita de sucesso
Dominar os mapas e trabalhar em equipe é receita de sucesso
Foto: The Finals / Divulgação

O jogo não quer ter que explicar ou complicar muito as coisas para os jogadores: com uma partida no biótipo escolhido, você já entende as funções que cada um deles executa na partida. O agente pequeno proporciona uma jogabilidade rápida e movimentação mais livre, enquanto o de tamanho médio carrega armas menos efetivas, mas é um pouco mais resistente que o anterior. Já o último, o agente maior, funciona como “tanker”, carregando armas mais pesadas e possuindo mais vida.

Simples, divertido e gratuito

The Finals: Nota 8
The Finals: Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

A simplicidade de The Finals está longe de ser um defeito. Desde o menu inicial, se vê que o game tem muitas possibilidades de monetização. A estética desta tela é muito parecida com a de Fortnite, que é um exemplo a ser seguido nesse modelo de negócio.

Vale ressaltar que The Finals é gratuito e não impõe (ainda) o gasto de dinheiro real. Em uma época de jogos medianos vendidos a preço cheio, o jogo entrega mais do que o esperado por um custo zero. Quem está procurando um novo jogo de tiro em 2024, pode experimentar sem medo!

The Finals está disponível gratuitamente para PC, PS5 e Xbox Series.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade