PUBLICIDADE

Análise: Scarlet Nexus tem ação frenética ao estilo anime

Jogo inova com sistema de progressão alternado entre dois personagens

2 jul 2021 10h54
| atualizado em 8/7/2021 às 11h23
ver comentários
Publicidade
Scarlet Nexus
Scarlet Nexus
Foto: Reprodução/Scarlet Nexus

Scarlet Nexus é um jogo de ação frenética da Bandai Namco em que o jogador controla Yuito Sumeragi ou Kasane Randall, dois cadetes de uma organização que enfrenta monstros que aparecem pela cidade. Eles tem poderes diversos graças a avanços na tecnologia cerebral ao descobrir um hormônio psiônico, garantindo poderes extrassensoriais às pessoas e mudando o mundo como conhecemos hoje.

Os avanços atrairam diversas criaturas que começaram a cair do céu e foi formada a FSC (Força de Supressão de Criaturas) para enfrentar elas e garantir a segurança das pessoas.

Histórias interligadas

Yuito Sumeragi e Kasane Randall fazem parte da FSC e entram ao mesmo tempo. O jogador pode escolher um deles na tela de seleção de personagens e assim iniciar a história focada no personagem, com eles se encontrando durante a progressão.

Scarlet Nexus
Scarlet Nexus
Foto: Reprodução/Scarlet Nexus

Um detalhe interessante é que o jogador pode abordar a progressão de 2 maneiras: ele pode escolher jogar com um personagem até o fim (e depois escolher o outro) ou pode alternar entre eles, jogando cada trecho com um e depois escolhendo o outro. Mas é preciso tomar cuidado com esse gerenciamento: por serem arquivos separados de saves existe o risco do jogador gravar por cima do arquivo errado. Portanto é bom manter vários arquivos de save para reduzir o risco disso acontecer.

Ao alternar a progressão o jogador fica mais integrado na história e consegue saber mais sobre os personagens e as suas motivações, pois integrantes de uma das equipes pode estar em outra temporariamente. A trama é um pouco complicada, é bom prestar atenção.

Scarlet Nexus
Scarlet Nexus
Foto: Reprodução/Scarlet Nexus

Sistema de combates

O sistema de combates é bem desafiador e frenético, sem ser frustrante. Com os avanços na tecnologia cerebral tanto Yuito e Kasane podem controlar objetos e arremessar nos inimigos ou mesmo "pegar emprestado" temporariamente um poder de um aliado. O arremesso (psicocinese) será bastante usado nos oponentes, principalmente para tentar quebrar as defesas deles.

Scarlet Nexus
Scarlet Nexus
Foto: Reprodução/Scarlet Nexus

Como essa habilidade tem um medidor de uso que recarrega aos poucos, ainda assim é necessário usar os ataques tradicionais e assim o jogador pode usar um poder adicional de um aliado. Desde usar eletricidade, fogo ou habilidades mais desafiadoras na jogabilidade, como teleporte, clarividência e hipervelocidade. No decorrer da progressão o jogador tem acesso a mais habilidades dos aliados e assim os combates ficam ainda mais interessantes.

O único problema que tive, ao jogar no PC, foram os momentos de "quick time events", com o botão equivalente ao LT/L2. Por alguns segundos (quando o cenário tem um objeto maior que dê pra mover) aparece um comando na tela e por conta de ter usado o DualShock 4 no computador (e a interface não chegou a mudar os símbolos dos botões, diferente de outros jogos) era muito fácil errar diversos comandos, deixando o sistema um pouco frustrante. Por exemplo, quando era necessário girar a alavanca ou mover ela para uma direção específica.

Nem todos os locais de confrontos tinham essa opção de usar o comando especial de psicocinese, e assim deixei o recurso de lado, optando mais por um confronto direto.

Scarlet Nexus também tem uma árvore de habilidades interna, que destrava mais opções de combos, o que aumenta a varidade da ação ao longo do jogo.

Episódios de Relação

Um sistema adicional de design, os "Episódios de Relação" são momentos de descanso onde o protagonista pode dar presentes aos aliados e conhecer eles melhor com encontros de amizade. As histórias quase sempre são leves, como um encontro em um bar ou a busca por um item em um local que já foi acessado previamente.

Scarlet Nexus
Scarlet Nexus
Foto: Reprodução/Scarlet Nexus

Jogar esses trechos melhora a relação de amizade do protagonista com o aliado e isso destrava melhorias nas habilidades. O sistema de presentes também ajuda nesse ponto e a minha recomendação é de conseguir os presentes usando o sistema de trocas de itens na loja. Durante as fases o jogador coleta diversos itens que não tem função utilitária nas lutas, mas podem ser usados para trocas. Assim o jogador não precisa gastar dinheiro para adquirir um item de presente.

Conclusão

Scarlet Nexus é uma aposta ousada da Bandai Namco, trazendo elementos de diversos jogos da produtora japonesa, com um visual no estilo anime e combates em tempo real. Além do jogo também terá um anime que será lançado no serviço de assinatura Funimation. O jogo está bem otimizado nos PCs e computadores modestos conseguem rodar sem engasgos.

Scarlet Nexus - Nota 8
Scarlet Nexus - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Scarlet Nexus foi testado no PC, com uma cópia gentilmente cedida pela Bandai Namco.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade