Capa Notícias

Capa
Notícias
Vídeos
Fotos
Programação
Parada GLBT 2000
Notícias
Desfile do Orgulho Gay quer reunir 200 mil pessoas



Sexta, 15 de junho de 2001, 18h31

Considerada a quinta maior manifestação do tipo no mundo, o Desfile do Orgulho Gay de São Paulo, do movimento de homossexuais, lésbicas, bissexuais e travestis (GLBT), espera reunir domingo 200 mil manifestantes, superando o recorde de público de 120 mil pessoas em 2000. "A diferença está viva, viva a diferença", é o lema do desfile que pretende promover a consciência gay no Brasil, disse o presidente da organização, Beto de Jesus, que revelou que este ano preparou uma manifestação para 200 mil participantes.

"A Parada de São Paulo virou referência na América Latina, é a maior manifestação do tipo do continente, ocupa o quinto lugar no mundo, e está no calendário gay mundial", frisa Beto na página da internet em que a organização convoca o desfile de domingo.

Como já é tradicional, o desfile espera ser também uma divertida e carnavalesca "grande festa onde se dança, se brinca, se diverte e se proclama a situação em que vive nossa comunidade, porque moramos num país que usa a temática gay para piadas de mau gosto, preconceito, intolerância e ódio aos homossexuais", segundo Jesus.

A primeira manifestação do Orgulho Gay de São Paulo foi em 1996, com 400 pessoas. Um ano depois vieram 2 mil manifestantes. Em 2000, o recorde de participantes: 120 mil gays, lésbicas, travestis, bissexuais e simpatizantes. Depois de 20 anos do movimento homossexual no Brasil, "estamos num caminho sem retorno", segundo o representante do movimento.
AFP






Shopping
   
  Terra Mail | Anuncie | Assine | Fale com o Terra
  Terra Argentina | Brasil | Colômbia | Costa Rica | Chile | El Salvador | Espanha | Guatemala | Honduras | México | Nicarágua | Panama | Peru
República Dominicana | USA | Uruguai | Venezuela Aviso Legal | Política de Privacidade | Proibida sua reprodução total ou parcial
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A