Exclusivo!   Notícias

Boletim
Receba todas as novidades por email
Sites Relacionados
O Jogo
Kubanacan
Agora é que São Elas
Mulheres Apaixonadas
Big Brother Brasil 3
Casa dos Artistas 3
Fama
Ilha da Sedução
Popstars
Parada Gay 2002
Fale com a Gente
. Envie release
. Mande sugestões, críticas ou dúvidas
 Notícias

Sábado, 14 de junho de 2003, 15h58

Isabel Filardis (na foto com Bombom)
pensa na laqueadura
Fred Pontes/Especial para o Terra

Fazer laqueadura é como amputar um braço, diz médico
Laqueadura é a mais nova polêmica de Mulheres Apaixonadas
Saiba tudo sobre a ligadura de trompas
Resumo dos próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas

Assim como em Mulheres Apaixonadas, o fato de Heloísa (Giulia Gam), uma mulher jovem e saudável, ter feito laqueadura, causa espanto também entre as famosas, que se mostram em sua maioria contra o método contraceptivo.

A atriz Alexia Dechamps é enfática. "Não gosto de nada radical, é a minha postura perante tudo na vida. A vida é feita de fases, é inesperada. Por que uma mulher saudável faz uma coisa tão definitiva? Amanhã ela pode encontrar o amor de sua vida e querer ter filhos, então não vai mais poder, que é o que está acontecendo na novela".

A atriz e apresentadora Chris Couto pensa da mesma forma. "Eu só faria se o médico indicasse por um motivo de saúde. Mas a princípio sou contra toda intervenção cirúrgica. Eu nunca havia pensado sobre isso, mas definitivamente não faria", conclui. E arremata: "Além disso, é um nome horrível!"

Sílvia Buarque considera a possibilidade de fazer laqueadura apenas no caso de já ter muitos filhos. "Se eu tivesse quatro filhos, talvez fizesse. Mas fechar a porta da gravidez, nunca!", explica a atriz, que usou o diafragma enquanto esteve casada e agora é adepta do preservativo, "como todo mundo", pensa.

Ticiane Pinheiro também relaciona a possibilidade de recorrer à laqueadura com a quantidade de filhos. "Por enquanto não faria de jeito nenhum, porque quero ter filhos. Mas se eu já tivesse um número legal de filhos e tivesse certeza que não quisesse ter mais nenhuma criança, eu faria. Minha mãe (a Garota de Ipanema Helô Pinheiro), por exemplo, fez", explica.

A VJ e cineasta Marina Person afirma que nunca pensou sobre a hipótese. "É uma realidade muito distante. Quero ter filhos e logo, embora ainda não tenha perspectivas. Mas existem milhares de métodos contraceptivos, acho que cada pessoa pode escolher um ideal para si." Quanto ao fato de o personagem de Giulia ter feito a laqueadura sem contar ao marido Sérgio (Marcello Antony, Marina é incisiva. "Isto é um absurdo, é novela, é feito para chocar mesmo."

A atriz Patrícia de Sabrit também critica o fato de Heloísa ter tomado a atitude sozinha. "Acho que ela foi de um egoísmo ímpar". Patrícia afirma que também não se imagina fazendo laqueadura. "A gente nunca sabe, né? Mas acho que eu não faria."

Isabel Filardis afirma que não descarta a possibilidade. A atriz conta que ela e o marido estão pesquisando novos métodos contraceptivos para adotar. "Eu tenho dois filhos. Se eu tivesse três, poderia fazer, sim."

Camisinha é campeã de adeptas
A camisinha é o método para prevenção de gravidez mais utilizado entre as mulheres entrevistadas pelo Terra, mesmo sendo falível. "Se rolar algum problema sempre é possível tomar a 'pílula do dia seguinte'", resume Alexia Dechamps. "Camisinha é chato e nem é tão seguro, mas por questões de higiene e saúde é o melhor, mesmo namorando", completa.

Ticiane, namorando há dois anos a mesma pessoa, concorda. "Eu usei pílula por quatro anos, mas agora uso preservativo. Previne a gravidez e ainda protege a saúde." "É a única solução para pessoas solteiras", analisa Marina Person.

Já Isabel Filardis optou pelo mais antigo dos métodos, o da "tabelinha". "Eu usava a tabela e meus dois filhos foram uma 'surpresa'. Agora estamos pensando se teremos mais um filho ou se adotamos outro meio de prevenção. A pílula eu descartei, o diafragma também. Podemos optar pela vasectomia ou pela laqueadura. Mas acho importante que seja um método reversível."

Segundo o médico Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC, cerca de 70% dos casos de laqueadura podem ser reversíveis e, entre estes, 80% das mulheres que revertem a cirurgia conseguem engravidar.

Confira galerias de fotos de Heloísa:
Heloísa sofre acidente de carro
Heloísa chora sozinha na praia
Heloisa enlouquece e esfaqueia Sérgio
Heloísa comete nova loucura e briga de novo com Sérgio

Lídia Neves e Aniella Vaz/Redação Terra
            


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade