Exclusivo!   Notícias

Boletim
Receba todas as novidades por email
Sites Relacionados
Agora é que São Elas
Mulheres Apaixonadas
Big Brother Brasil 3
Casa dos Artistas 3
Fama
Ilha da Sedução
Popstars
Parada Gay 2002
Fale com a Gente
. Envie release
. Mande sugestões, críticas ou dúvidas
 Notícias

Terça, 06 de maio de 2003, 07h00

David Beckham é o jogador mais
bem pago do mundo
Foto: Rogério Lorenzoni/Terra

Veja as fotos dos atletas/celebridades
Conheça os ídolos teens

Ídolo do futebol brasileiro, o são-paulino Kaká, de 21 anos, é o caçula do time de atletas que não faz sucesso apenas com a bola nos pés ou com a camisa que veste. Com o status de estrela, o jogador recebe salário milionário, tem fã-clube espalhado pelo País e arrebata os corações das adolescentes. Além disso, o menino-craque tem seu nome associado a uma marca de refrigerantes, uma de cadernos, outra de produtos alimentícios e às grifes Adidas e Giorgio Armani.

Michael Jordan, que se despediu das quadras no mês passado, inaugurou o rol atleta/celebridade ao se tornar garoto-propaganda da Nike, com quem tem um acordo vitalício desde 1985. O ídolo do basquete mundial já assinou contratos com grandes empresas, como Coca-Cola, General Mills (alimentos), Oakley (óculos), entre outras.

Personalidade do show biz, o inglês David Beckham, do Manchester United, é o jogador mais bem pago do mundo, com um salário anual estimado em US$ 17 milhões, segundo a revista France Football. Casado com a ex-Spice Girl Victoria, Beckham é rodeado de pessoas que lhe dão conselhos, desde dos sapatos que deve usar até sobre se deve fazer uma tatuagem.

No Brasil, Ronaldo seguiu os mesmos passos desde que foi contratado para ser garoto-propaganda mundial da Nike. O jogador estrelou ainda a campanha milionária da operadora de celular Tim.

Quando o assunto é marketing, Pelé também não recusa um bom negócio com seu nome. O rei do futebol é o astro de uma campanha de conscientização sobre impotência sexual patrocinada pela Pfizer, uma gigante americana da área de medicamentos. Em sua carteira de clientes estão os pesos pesados como Mastercard, Nokia, Coca-Cola e as brasileiras Petrobrás, Vitasay (vitaminas), Probel (colchões) e Golden Cross.

A carreira do atleta/celebridade tem altos e baixos. Quem vira celebridade perde privacidade e começa a ser pressionado pela mídia. Anna Kournikova, de 21 anos, é um bom exemplo. A tenista russa ficou milionária com sua imagem sensual. Entretanto, sua performance nas quadras não agrada: nunca ganhou um torneio disputado.

Entretanto, a musa tem a imagem ligada a produtos esportivos, lingerie, relógios, provedores, companhia de telefone celular e até calendários com fotos sensuais.

Outro fator importante na carreira dupla é a contratação de uma equipe para gerenciar imagem e contratos de publicidade. Mané Garrincha, por exemplo, figura na lista dos atletas brasileiros que foram enganados por agentes e empresários. O craque morreu na miséria, aos 50 anos, em 1983.

Muitos dos novos atletas/celebridades, como Kaká e Anna Kournikova, ainda precisam suar muito a camisa antes de entrar para história do esporte. O que eles não precisam se preocupar é com a carreira de ídolo. Esta já está conquistada.

Alexsandra Bentemüller/Redação Terra com informações da Reuters
            

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade