Exclusivo!   Notícias

Boletim
Receba todas as novidades por email
Sites Relacionados
Agora é que São Elas
Mulheres Apaixonadas
Big Brother Brasil 3
Casa dos Artistas 3
Fama
Ilha da Sedução
Popstars
Parada Gay 2002
Fale com a Gente
. Envie release
. Mande sugestões, críticas ou dúvidas
 Notícias

Segunda, 05 de maio de 2003, 07h30

Kayky Brito: campeão de cartas na Globo
Foto: Francisco Silva/Virgulando

Veja as fotos!

Na maioria dos casos, eles são tão jovens quanto seus fãs. Começaram a carreira cedo e alcançaram um sucesso muito grande. Alimentam-se da fama e da idolatria de fãs fiéis, que seguem cada passo de suas vidas e carreiras. Os ídolos teens multiplicam-se cada vez mais rápido, comprovando que uma das características dos seus "seguidores" é o temperamento volúvel.

O "queridinho" das adolescentes na atualidade é Kayky Brito. Aos 14 anos, o ator, que fez a sua estréia na Globo como o Zeca, de O Beijo do Vampiro, alcançou o posto de recordista de cartas de fãs na Globo, logo no seu primeiro trabalho. Com um ar maduro, Kayky afirma que o assédio é bem-vindo. "O assédio não me incomoda. Sempre que posso, mostro às pessoas que sou normal. Não deixo de ir ao cinema e jogar boliche com meus amigos", disse em entrevista ao Terra. "Acho ridículo um ator que sai disfarçado para escapar das fãs", ressaltou.

A euforia das fãs é tanta, que Kayky Brito cansou de ser parado nas ruas para ouvir menininhas apaixonadas pedindo que ele terminasse o namoro com a top model Yasmin Brunet, outra sensação entre os adolescentes, de quem realmente se separou mês passado. "Eu senti uma rejeição dos fãs com o namoro", explicou.

Enquanto curte a fama, o ator não deixa de ressaltar que seu grande estímulo para seguir a carreira foi a irmã Sthefany Brito, que já era atriz. Aos 16 anos, a menina é a musa de muitos teens. Sua carreira chegou ao ápice com a rebelde Samira, de O Clone. Pelo trabalho, Sthefany ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de revelação da televisão brasileira em 2002.

Malhação é, com certeza, a maior "fábrica" de ídolos juvenis da televisão brasileira. A soap opera, que vai ao ar há oito anos, já revelou vários talentos e criou muitos fã-clubes. Entre os nomes que já passaram pela trama estão Kaian Raia e Manuela do Monte, Juliana Silveira, Henri Castelli - todos ainda na atual temporada -, Max Fercondini, Dado Dolabella, Iran Malfitano, Fernanda Souza, entre outros.

Há os casos em que verdadeiros fenômenos juvenis não saem da televisão. É o exemplo de Kaká, jogador do São Paulo. Aos 21 anos, Ricardo Izecson dos Santos Leite é seguido por uma legião histérica de "kakázetes", como são conhecidas suas fãs. Por causa da fama entre as adolescentes, Kaká já estampou edições de revistas destinadas ao público teen, como Capricho e Atrevida. Tudo o que diz respeito à vida de Kaká interessa às fãs. O amor alcança marcas incríveis, como as cerca de 2 mil cartas apaixonadas que o jogador recebe por mês.

Teens da música

Na música, os ídolos teens também se propagam. No Brasil, fenômenos como os grupos Rouge e KLB seguem os passos de Britney Spears e Shakira, e fazem a cabeça dos adolescentes. Empolgados com a recepetividade ao seu trabalho, os ídolos geralmente aceitam bem o assédio.

Kiko, integrante do KLB, afirmou, em entrevista à revista Atrevida, que a histeria das fãs "é a melhor parte". "É a resposta para o nosso trabalho. O objetivo é exatamente atingir o maior número possível de pessoas", disse o cantor, que admitiu até trocar telefone com fãs depois dos shows do grupo.

Muitas vezes, os ídolos nascem de uma hora pra outra. Depois de passar por uma bateria de testes no programa Popstars, do SBT, a vida de Aline Wirley, Fantine Thó, Karin da Silva, Luciana Andrade e Patrícia Martins mudou da água para o vinho. As meninas do Rouge conheceram a fama, viraram referência para os jovens e venderam mais de 1 milhão de discos.

Kelly Key é uma referência tão grande para os jovens, que acabou estampando uma campanha do Ministério da Saúde, com o objetivo de estimular o uso de camisinha no Carnaval 2003. Em uma pesquisa, o ministério escolheu a cantora por causa do perfil da sua legião de fãs, com idade média de 15 a 24 anos, pertencentes às classes C e D. Como a outra descoberta da pesquisa foi que exatamente esse público tem dificuldade de impor o uso decamisinha ao parceiro, Kelly virou a estrela da campanha e causou polêmica.

Entre os sertanejos os ídolos também passaram a conquistar os corações teens. Sandy e Junior, Wanessa camargo, Pedro e Thiago são alguns exemplos. Os últimos aumentaram ainda mais a popularidade depois do programa musical Jovens Tardes, da Rede Globo.

O casal preferido

Quem também está morando nos corações das adolescentes de todo o Brasil é Erik Marmo. O ator, que vive um romance fora das telas com Wanessa Camargo, emociona jovens românticas como o doce Claudio, de Mulheres Apaixonadas. Na trama, Erik morre de amores por Edwiges, vivida por Carolina Dieckmann.

A devoção das fãs a Erik Marmo valeu a pena: mês passado, o casal foi eleito "o mais querido da TV brasileira", em uma pesquisa feita em São Paulo.

Fernanda Castello Branco/Redação Terra
            

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade