Exclusivo!   Notícias

Boletim
Receba todas as novidades por email
Sites Relacionados
Agora é que São Elas
Mulheres Apaixonadas
Big Brother Brasil 3
Casa dos Artistas 3
Fama
Ilha da Sedução
Popstars
Parada Gay 2002
Fale com a Gente
. Envie release
. Mande sugestões, críticas ou dúvidas
 Notícias
Celebridades se despedem de Mauro Rasi

Quarta, 23 de abril de 2003, 12h16

Marcos Frota estava muito emocionado
Foto: Celso Ávial / Especial Terra

Atualizada às 14h10
» Veja as fotos do velório

Celebridades prestaram solidariedade à família do dramaturgo paulista Mauro Rasi, morto ontem (22) em sua residência, no Leblon, onde morou durante 26 anos. O sepultamento de Rasi aconteceu por volta das 12h10 com segurança reforçada, já que o Cemitério dos Ingleses estava fechado por causa da onda de violência pela qual passa o Rio de Janeiro.

Vários policiais militares circularam entre as lápides fortemente armados para garantir a segurança dos famosos que foram dar adeus ao dramaturgo, que há quatro anos, vinha se tratando de um câncer no pulmão.

Diversos amigos estiveram no velório, como o ator Marcos Frota, Agnaldo Timóteo, Alex Sales, Vera Loyola, Nathalia Timberg, Tereza Seiblitz, Antonio Pitanga, Sérgio Mamberti, Paulo Betti, Paulo Goulart, Nicette Bruno, Claudia Jimenez, Vera Holtz, Debora Bloch, Luciana Braga, entre outros. "O Mauro foi o grande marco do teatro brasileiro nos anos 80, sendo o responsável pela criação do gênero besteirol", disse Jimenez a repórteres durante o velório.

Nascido em Bauru, no interior de São Paulo, Rasi estreou no teatro como autor e diretor aos 13 anos de idade. Ele se tornou um dos mais atuantes autores das décadas de 80 e 90, com mais de 20 peças escritas e 11 prêmios. Entre elas A Cerimônia do Adeus, A Estrela do Lar, Viagem a Forly, Ladies na Madrugada, O Baile de Máscaras, O Crime do Doutor Alvarenga, Pérola, A Dama do Cerrado e Alta Sociedade.

Pérola foi um de seus maiores sucessos. A peça, em que Rasi homenageia sua mãe, ganhou seis prêmios Sharp e ficou em cartaz durante cinco anos.

Em homenagem a Rasi, o prefeito de Bauru, Nilson Costa, decretou luto oficial de três dias em todo o Município pela morte do dramaturgo. Costa justificou a decisão definindo Rasi como "um grande intelectual". "Ele foi um dos bauruenses que mais projetaram positivamente o nome de Bauru no Brasil e até internacionalmente. Esta homenagem é o mínimo que a nossa população pode fazer a um filho tão ilustre desta terra".

Rasi era também cronistas do jornal O Globo. Com seu humor, conquistou fãs e desafetos - o mais recente deles foi a governadora do Rio, Rosinha Matheus, que ameaçou processá-lo por suas ironias.

Em sua última coluna, intitulada Onde anda Saddam Hussein?, Rasi satirizou a guerra no Iraque e levantou a hipótese do ex-líder iraquiano estar escondido no Brasil.

Mauro Rasi também atuou como cronista no programa Fantástico e fez parte do grupo de roteiristas do humorístico Sai de Baixo, ambos da Rede Globo.

Teatro – Mauro Rasi fez 16 peças de teatro

* A Massagem (1972)
* Ladies da Madrugada (1974)
* As Mil e Uma Encarnações de Pompeu Lorêdo (1980)
* Batalha de Arroz num Ringue para Dois (1984)
* Pedra, a Tragédia (1986)
* A Cerimônia do Adeus (1987)
* A Estrela do Lar (1989)
* Baile de Máscaras (1992)
* Viagem a Forli (1993)
* Pérola (1994)
* 5x Comédia (1995)
* As Tias do Mauro Rasi (1996)
* A Dama do Cerrado (1996)
* O Crime do Dr. Alvarenga (1999)
* Alta Sociedade (2001)
* A Mente Capta

Televisão

* Armação Ilimitada
* TV Pirata
* Sai de Baixo

Livros publicados

* A Alegria
* Pérola
* Trilogia

Leia mais:
» Sérgio Mamberti presta homenagem a Mauro Rasi
» Prefeito de Bauru lamenta morte de Rasi e decreta luto oficial
» "Ele acreditava na vida", diz Cláudia Jimenez sobre Rasi
» Mauro Rasi será enterrado no Rio nesta quarta
» Morre o dramaturgo Mauro Rasi

Redação Terra com informações da Reuters

            

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade