Saiba mais sobre a vida de Herbert Vianna

Domingo, 04 de fevereiro de 2001, 17h27min

Herbert Lemos de Souza Vianna, Hebe para os amigos, nasceu em João Pessoa (Paraíba) no dia 5 de maio de 1961, mas passou boa parte da infância e adolescência em Brasília, com seus pais, o brigadeiro Hermano Paes Vianna e Maria Teresa Lemos de Sousa Vianna, e seus irmãos Hermano e Helder Vianna.

No início da década de 80, Herbert Vianna mudou-se para Seropédica, cidade a uma hora do Rio de Janeiro, com o amigo Bi Ribeiro, para fazer cursinho pré-vestibular. Lá conheceram Vital Dias, com quem formaram Os Paralamas do Sucesso: Herbert responsável pelo vocal e guitarra; Bi Ribeiro no baixo; e Vital na bateria.

Certo dia, em setembro de 1981, a banda ia tocar em um festival da Universidade Rural de Seropédica. Vital não apareceu. Foi então, meio que por acaso, que conheceram João Barone. Os três voltaram a se encontrar um tempo depois na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde Herbert estudava arquitetura, Bi, Zootecnia, e Barone, Biologia, carreiras que eles logo largaram pela música.

Foi aí que começou a carreira de uma das mais importantes bandas nacionais da década de 80. Os shows foram ficando cada vez mais freqüentes e o público maior e mais animado.

O grupo passou a chamar a atenção com a música Vital e sua moto (1983), mas o sucesso ocorreu mesmo com Óculos e a apresentação no Rock In Rio de 1985. No ano seguinte, Os Paralamas conseguiram respeito dos críticos e boa vendagem com o disco Selvagem, em que começava um mergulho por ritmos brasileiros e latinos. Desde então foram mais nove discos e novos sucessos, como Uma brasileira, Perplexo ou Lourinha Bombril. O Paralamas também sempre foi cultuado também pela boa presença nos palcos.

Herbert Vianna foi a força-motriz na carreira dos Paralamas temperando os sons latinos com letras que vão do protesto às declarações de amor. Na década de 80, o namoro com Paula Toller, do Kid Abelha, rendeu um sucesso, Nada por mim. Dentro e fora do Paralamas, ele fez parcerias com nomes famosos, como Marisa Monte, Carlinhos Brown, Gilberto Gil e o argentino Fito Paez. Como produtor, trabalhou com a Plebe Rude nos discos O concreto já rachou (1985) e Nunca fomos tão brasileiros (1987). O vocalista também lançou discos solo: Ê Batumaré, Santorini Blues e o recente O Som do Sim, além de ter sido quem batizou a banda Biquíni Cavadão.

Separado de Paula Toller desde 1984, Herbert estava casado com a jornalista inglesa Lucy Needham Vianna, que morreu no acidente de ultraleve. Juntos, eles tiveram três filhos: Luca Benedict Needham Vianna, Hope Isabel Vianna e Phoebe Rita Vianna.

Flamenguista, Herbert mora com a família num condomínio fechado no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. É apaixonado por aviação desde pequeno - seu sonho era ser aviador, como seu pai. A miopia fez com que desistisse da idéia, mas nunca deixou sua paixão de lado: sempre que tem um tempo livre pilota seu ultraleve. Também adora bons vinhos, viagens exóticas e coleciona caricaturas de amigos.

Leia mais sobre a carreira de Herbert Vianna:

  • Herbert Vianna defende a paz em novo CD
  • Fernanda Takai fala sobre Herbert Vianna

    Ouça músicas do Paralamas na Rádio Terra

  • Conheça a discografia de Herbert Vianna

    Redação Terra

    mais notícias

  •  
    Almas Gêmeas
    Chat
    Fórum
    Horóscopo
    IstoÉ
    IstoÉ Gente
    Ícaro Brasil
    Plástica&Beleza

     

     
     
    Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
     
    Televisão Exclusivo!