Globo não comenta decisão judicial sobre "Laços de Família"

Quarta, 15 de novembro de 2000, 04h24min

A concessão da liminar em ação civil pública movida na segunda-feira pelo juiz Siro Darlan, da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, determinando que a novela Laços de Família passe a ser exibida após as 21h, com classificação para maiores de 14 anos, colocou mais lenha na fogueira na briga entre a Justiça e as emissoras de televisão.

Até o final da tarde de ontem, a Central Globo de Comunicação (CGCom) não havia se pronunciado a respeito da ação. Segundo a assessoria de imprensa da CGCom, o caso estava sendo discutido pelo departamento jurídico da emissora. A mesma assessoria informou que não tinha tomado conhecimento da liminar.

Porém, no Jornal da Globo, vários artistas e autores da emissora se pronunciaram contra a decisão, que qualificaram como censura. Segundo Manoel Carlos, autor de Laços de Família, esse é um primeiro passo, que pode terminar com censura prévia e queima de livros.

Darlan também determina que crianças e adolescentes, incluindo figurantes, sejam eliminados do elenco e dos capítulos já gravados.

A ação foi movida pela promotora Kátia Regina Ferreira Maciel, do Ministério Público, baseada na constatação de que a novela exibe cenas com insinuações de sexo, desvirtuamento de valores éticos e morais da sociedade.

Desmentido - Em Brasília, outra queda-de-braço acontecia entre a Associação Brasileiras de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o Ministério da Justiça. A assessoria da Abert desmentiu que a entidade estaria analisando a possibilidade de tentar derrubar a Portaria 796, que altera o horário de classificação etária da programação das emissoras. Processos movidos contra a Globo e o SBT seriam os principais motivos da atitude da entidade.

Segundo a Abert, não há nenhuma intenção de romper os diálogos entre a associação e o Ministério da Justiça. "A diretoria não está comentando esse assunto, mas as conversações com o ministro José Gregori continuam caminhando e dizem respeito somente a alterações nos horários das rádios", disse Georgia Morais, assessora da Abert. O presidente da entidade, Paulo Machado de Carvalho Neto, não foi localizado pela reportagem.

O ministro Gregori admitiu esta semana que seu ministério necessita reestruturar o Departamento de Classificação para processar com mais rapidez os pedidos que chegam das emissoras para classificação etária da programação.

Leia mais:
» Manoel Carlos reclama da interferência judicial
» Artistas vão a assembléia no Rio
» Rede Globo regrava cena de Laços de Família
» Laços de Família perde 10 minutos
» Globo deve tirar menores de novela, determina Justiça
» Juiz determina mudança de horário para "Laços de Família"
O que você acha da briga entre a Justiça e a Rede Globo sobre a novela "Laços de Família"?

Jornal da Tarde/Redação Terra

mais notícias

 
Almas Gêmeas
Chat
Fórum
Horóscopo
IstoÉ
IstoÉ Gente
Ícaro Brasil
Plástica&Beleza

 

 
 
Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 
Televisão Exclusivo!