População de Chapada dos Guimarães se revolta com "No Limite"

Segunda, 19 de fevereiro de 2001, 13h56

Diário de Cuiabá

O programa No Limite, cujo quarto episódio foi ar ontem, está causando revolta na população de Chapada dos Guimarães (64 quilômetros de Cuiabá). Moradores locais estão indignados com o apelido "Chapada dos Ventos", imposto pela Rede Globo à região do Morro do Chapéu, onde acontecem as filmagens. A comunidade, em coro, não concorda com o fato do governo do Estado estar patrocinando o programa visando divisas turísticas, sem o nome original da região ser divulgado de forma correta.

"Chapada tem belezas naturais conhecidas internacionalmente. Este apelido é um desrespeito com a cidade, cujo nome é reconhecido juridicamente. Achamos que caberia ao poder executivo intervir através de uma ação civil pública", opina a assistente social Nadir Rodrigues Carvalho.

Crítica semelhante tem o funcionário da Prefeitura de Chapada, Alfredo Lelis Amaral Filho, que também é guia turístico na cidade. "O principal interesse do município, divulgar as belezas, não está sendo cumprido", opina. As competições do programa também não são bem vistas por ele. "Num dos episódios carregaram mais de 50 pequis. E o que fizeram com tudo aquilo? É uma delícia. Ninguém passa fome tendo pequi pra comer", avalia Alfredo.

O fotógrafo e ambientalista Mário Friedlander também discorda do anonimato. "A tragédia dos pequenos agricultores que foram desalojados pela Hidrelétrica de Manso virou cenário da Rede Globo e o drama de daquela comunidade está sendo banalizado", acredita o ambientalista. "Eles (a Globo) criticam o Ratinho (apresentador do SBT) mas não são capazes de fazer nada construtivo", critica.

"A figura humana está sendo tratada de forma degradante no programa, que nada mais é que um incentivo para quem quer fazer qualquer coisa por dinheiro, por competição", afirma. Este quadro, na avaliação dele, é totalmente contraditório com sobreviver na natureza. "Os índios e os caboclos nos ensinam que é preciso viver com solidariedade e cooperação", diz o ambientalista.

Mas não é só em quem é da região que o apelido está causando revolta. Ivani Ribeiro, Adriana Scartaris, Claúdia Bernardo e Fernando Valente – turistas de São Paulo que estavam na cidade semana passada – também desaprovam o programa e o nome. "É um xarope. Não dá pra assistir", afirmam. "Onde está o lado bonito da Chapada, com as cachoeiras, as trilhas e os mirantes", questiona o quarteto, que viaja o país sempre em busca de ecoturismo.

Mais notícias
 
Copyright© 1996-2001 Terra Networks,S.A.
Todos os direitos reservados.All rights reserved