PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Ramón Díaz é a solução do Vasco no momento? Confira análise

Treinador argentino não é descartado como opção para comandar o Vasco no restante da temporada; confira números e análise sobre o possível retorno.

21 jun 2024 - 12h57
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Ramón Díaz pode reassumir o comando do Vasco
Ramón Díaz pode reassumir o comando do Vasco
Foto: Daniel Ramalho/Vasco / Esporte News Mundo

Ramón Díaz está no radar do Vasco, que procura um novo treinador no mercado após a demissão de Álvaro Pacheco. Pedrinho, presidente do clube, não descarta o retorno do treinador argentino com seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz. Ambos deixaram o comando do Vasco há dois meses, após a derrota para o Criciúma, em São Januário, por 4 a 0.

Porém, a pergunta que ronda a cabeça dos vascaínos é se Ramón Díaz e Emiliano seriam a solução para o Vasco na atual conjuntura. De fato, não existe uma resposta correta. Porém, é inegável que o comandante argentino, junto a seu filho, conhece o atual elenco do Vasco mais do que qualquer outro treinador.

O fato, por sua vez, pode ser um ponto positivo para o retorno de Ramón ao Vasco, que necessita de um treinador que chegue e bote ordem na casa de imediato. O clube, no momento, ocupa a 17ª colocação do Campeonato Brasileiro com apenas sete pontos conquistados em 10 jogos.

É uma situação parecida com a de quando Ramón Díaz assumiu o comando do clube, que tinha nove pontos em 14 rodadas, em julho de 2023, e fez uma campanha histórica no segundo turno, salvando o Cruzmaltino do rebaixamento. Na ocasião, o Vasco, com o treinador argentino, teve a quinta melhor campanha do Brasileirão no returno.

O Vasco, assim como em 2023, necessita de um treinador que conheça o futebol brasileiro e seja experiente. Por essa linha, Ramón Díaz seria o nome ideal para voltar ao comando do time. Muitos torcedores nas redes sociais defendem o retorno do comandante com seu filho, que, por sua vez, deixou claro em diversos momentos que voltaria ao Vasco.

A demissão "enrolada" de Ramón Díaz no Vasco

Um motivo que pode atrapalhar um possível retorno de Ramón Díaz ao Vasco é justamente a demissão do treinador, anunciada no dia 27 de abril, após o duelo contra o Criciúma. O treinador argentino e o clube possuem versões diferentes sobre a saída.

O Vasco, por sua vez, defende que Ramón Díaz pediu demissão do clube logo após a partida. O treinador, por outro lado, entende que foi demitido e, além disso, se prepara, junto a seus advogados, para uma ação contra o clube carioca na Justiça, a fim de solicitar os direitos de uma eventual demissão, como a multa contratual.

O retorno do argentino poderia encerrar, temporariamente, a discussão entre as partes. Porém, não é nenhuma garantia, pois Ramón, diferente de Emiliano, entende o ocorrido como uma situação delicada e injusta.

Relembre os números de Ramón no Cruzmaltino

Inegavelmente, Ramón Díaz teve um 2023 ótimo no comando do Vasco da Gama. Porém, o mesmo não foi repetido no ano de 2024, principalmente na parte defensiva de sua equipe, que demonstrou muita fragilidade.

No último ano, na campanha do Vasco buscando escapar do rebaixamento, Ramón Díaz conquistou 10 vitórias, seis empates e sofreu apenas oito derrotas em 24 jogos disputados. Além disso, o Vasco, sob comando do treinador, marcou 30 gols e sofreu 28 em 2023.

Em 2024, Ramón comandou o Cruzmaltino em 17 partidas, com um total de sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas, sendo uma delas contra o Nova Iguaçu, na semifinal do Campeonato Carioca, o que "balançou" o treinador no cargo.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade