Quem é o peruano que suportou pressão do público brasileiro e eliminou João Fonseca do Rio Open
Sobrinho de famoso chef, Ignacio Buse tem 21 anos e disputou seu primeiro jogo em ATP Tour no ano passad
Ignacio Buse pode não ser um dos nomes mais conhecidos do tênis mundial da atualidade, mas é certo que ficará marcado na memória dos brasileiros fãs de tênis. Aos 21 anos, o peruano se tornou o primeiro tenista de seu país a avançar às quartas de final de um ATP 500, feito alcançado ao eliminar João Fonseca das oitavas de final do Rio Open. Na próxima fase, pega o italiano Matteo Berrettini.
Número 91 do ranking e com projeção de ganhar mais de 20 posições, Buse mostrou frieza para lidar com o apoio incondicional do público brasileiro a Fonseca, atual 38º do mundo. Em alguns momentos, torcedores chegaram até a passar do ponto, ensaiando ofensas ao adversário do carioca e gritando em momentos inapropriados.
"É claro que estou muito contente com a vitória de hoje. Acho que hoje foi uma partida que transcendeu o tênis. Foi super complicado porque sabemos tudo o que envolver jogar contra João no Brasil. Sabemos que é um público super complicado, mas também é super positivo. Eu levo muitas coisas positivas", comentou o vencedor do duelo.
Fora de quadra, Buse e Fonseca são amigos. Embora tenham cerca de dois anos de diferença, se encontraram bastante pelas giras do circuito júnior.
"O João tem um presente e um futuro incrível. Se que vão haver muitas outras batalhas como essa. Hoje levei a melhor, mas estou seguro de que haverão outras. Desejo um grande futuro a ele, porque somos grandes amigos. Sempre vou desejar o melhor a ele.
O peruano estreou no ATP Tour apenas em fevereiro do ano passado, mais tarde que o amigo brasileiro, que jogou o Rio Open ainda aos 16 anos. Campeão de Challengers na Alemanha e na Espanha, busca o primeiro título de nível ATP.
Ignacio Buse vem de família de tenistas. A arena onde o Peru manda seus jogos na Copa Davis, inclusive, chama-se Enrique e Eduardo Buse, nomes do tio avô e avô do algoz de Fonseca, respectivamente. O mais famoso elemento da família, contudo, é o chef Gaston Acurio, tio de Ignacio e considerado embaixador da cozinha peruana.