Promessa já foi barrada por americanos por "excesso de peso"
Taylor Townsend sofreu na pele as dificuldades de conviver com a luta por um lugar no esporte de alto nível. Considerada uma das maiores promessas do tênis feminino americano, a garota de 18 anos teve sua carreira interrompida por um fato extra-quadra. Atualmente com 1,65 m e 77 kg, a jovem possui um biótipo incomum entre atletas profissionais e, por causa disto, viveu há dois anos uma situação extremamente desagradável.
Então líder do ranking mundial juvenil e tida como fenômeno entre as jovens, Taylor disputou o US Open Júnior de 2012 com 87 kg. Só entrou em quadra, aliás, porque pagou para isto. Patrick McEnroe, irmão do ex-jogador John e diretor do torneio, havia a proibido de jogar por causa de sua forma física. “Nossa preocupação é com a saúde a longo prazo”, justificou, na ocasião.
Taylor, porém, ignorou a “recomendação”, pagou e disputou o torneio. Acabou surpreendentemente eliminada nas quartas de final, mas já se preparava para jogar a competição profissional no mesmo ano. Foi impedida. Tudo isto por ter desobedecido a ordem de McEnroe dias antes. Assim, teve a sua carreira brevemente interrompida, mas ganhou fãs ilustres por sua história.
“Isso foi uma tragédia. Todo mundo tem o direito de jogar”, disse Serena Williams, atual número um do mundo e uma das principais atletas do tênis feminino em todos os tempos, ao jornal Mundo Deportivo. Ela, aliás, também não é famosa por ser exatamente magra. Longe de ter um corpo longelíneo, a multicampeã possui 1,75 m e pesa 70 kg, medidas consideradas distantes das esperadas em uma jogadora de alto nível.
“É de mais alguém ter de passar por isto. Mas ela é mulher e negra. No esporte, deve haver atletas de toda altura, forma e cor”, opinou Serena. O pai dela e de sua irmã Venus, aliás, um dia já disse que Taylor Townsend era melhor que suas duas filhas na categoria juvenil. “Tem mais variação de jogo. Um dia, dará o que falar”, afirmou, há alguns anos.
Pena para o esporte que, atualmente, Taylor seja mais conhecida pelo que ocorreu fora das quadras. Agora com 18 anos e dez quilos mais magra, a americana já compete no circuito profissional e é a 127ª colocada no ranking da WTA. A entidade, porém, sequer divulga o peso e altura da jogadora em seu site oficial, como faz com todas as outras.
Ela, entretanto, parece disposta a superar tudo isto. Recentemente, chocou o planeta ao chegar à terceira rodada de Roland Garros. Recebeu elogios de estrelas como Andy Murray e vem sendo comparada à lendária Martina Navratilova, curiosamente seu maior ídolo.