João Fonseca leva virada e perde de pupilo de Federer na estreia na grama em Halle
Brasileiro acabou derrotado pelo italiano Flavio Cobolli por 2 sets a 1
João Fonseca não começou bem a temporada na grama e acabou derrotado, de virada, pelo italiano Flavio Cobolli por 2 sets a 1 (5/7, 7/6 [3] e 7/6 [8]) na primeira rodada do ATP 500 de Halle, na Alemanha.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Marcada pela competitividade, a partida teve apenas uma quebra de saque, ainda no primeiro set, vencido por João por 7/5. Na segunda parcial, Cobolli prevaleceu na grama de Halle com placar de 7/6.
O terceiro set também foi para o tie-break, e o brasileiro chegou a ter um match point, mas acabou desperdiçando. Em seguida, viu a vitória escapar de suas mãos ao escorregar quando o game decisivo estava em 8 a 8, dando a oportunidade de Cobolli sacar para fechar o jogo.
Com dois títulos na temporada, incluindo o ATP 500 de Hamburgo, Cobolli está em franca ascensão no circuito profissional, confirmando a melhor fase da história do tênis italiano, que conta com o número 1 do mundo, Jannik Sinner, além de nomes como Lorenzo Musetti (7º) e Matteo Berrettini (34º).
"Joguei uma das minhas melhores partidas na grama", celebrou o italiano. "Nunca é fácil contra João, ele ainda está crescendo, mas já é um dos melhores no circuito", acrescentou.
Na próxima rodada em Halle, Cobolli enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Ugo Humbert (20º no ranking) e o canadense Denis Shapovalov (31º). João, por sua vez, deve disputar o ATP 250 de Eastbourne, no Reino Unido, na semana que vem.
Quem é Flavio Cobolli?
Profissional desde 2020, Cobolli é treinado pelo pai, Stefano Cobolli, ex-tenista profissional. Ele tem 1,83 m, é canhoto e tem muita facilidade para executar o backhand com as duas mãos. Sua primeira conquista aconteceu em 2022, ao vencer o Challenger de Zadar, na Croácia.
Fanático por esportes, principalmente futebol, é possível ver postagens do jovem acompanhando jogos no estádio. Nascido em Florença, ele é torcedor da Roma e fã declarado de Francesco Totti, maior ídolo da equipe italiana.
Assim como João Fonseca, Flavio é garoto-propaganda da On, marca de material esportivo da lenda Roger Federer, que aposta em jovens talentos, como a polonesa Iga Swiatek, número 8 do ranking WTA, e Ben Shelton, americano de 22 anos, número 10 do ranking da ATP. (*Com informações da Ansa e do Estadão Conteúdo)