|
Saiba as vantagens e os riscos do sk8
O skate, como todos os esportes, além da adrenalina dá ganho de massa muscular, condicionamento físico e controle corporal. Mas, como todos os esportes radicais, oferece riscos que precisam ser levados em conta pelo iniciante, de acordo com Flávio Ascânio, bicampeão brasileiro e especialista em esportes radicais, professor de educação física e preparador de atletas.
Para Flávio, o alongamento e o material de proteção são essenciais para evitar acidentes de percurso. O alongamento porque previne contra distensões musculares e o material de proteção porque evita que as quedas, comuns no esporte, se transformem em ferimentos mais graves. "Saber cair também é importante", conta Flávio, que tem um centro de treinamento para skatistas em São Paulo.
Embora todos vejam sempre os skatistas andando sem nenhum material de proteção, a cotoveleira, a joelheira e o capacete são importantíssimos para o iniciante, disse Flávio. "Depois de um certo tempo, o capacete pode até ser deixado um pouco de lado quando as manobras forem mais simples, mas com muito cuidado", explicou.
O Centro de Treinamento de Flávio, que fica no Sumaré e treina esportistas como Giuliana Ricomini, têm desde uma pista de skate até uma cama elástica, onde o aluno pode treinar os movimentos básicos do skate e as manobras mais arriscadas, sem se preocupar com cair (veja fotos do treinamento e veja o vídeo). "É importante porque treina também a musculatura", explica Flávio.
Flávio conta que o skate dá ao praticante um excelente condicionamento físico e melhora a coordenação motora, além de dar momentos de prazer e adrenalina para quem o pratica. A única ressalva que Flávio faz é: deve-se praticar, mas com consciência e sabendo o que se está fazendo.
Raphael Dias/Redação Terra
|