PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Há sete anos, São Paulo vencia última edição da Copa Eusébio com o português vivo

3 ago 2020 - 07h34
(atualizado às 07h34)
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo também encerrou jejum de vitórias ao conquistar o torneio amistoso em Lisboa (Foto: Divulgação/SPFC)
São Paulo também encerrou jejum de vitórias ao conquistar o torneio amistoso em Lisboa (Foto: Divulgação/SPFC)
Foto: Gazeta Esportiva

Há sete anos, o São Paulo derrotava o Benfica no Estádio da Luz, em Lisboa, e conquistava a Copa Eusébio. E o torneio amistoso, realizado em homenagem ao ídolo português, se tornou algo simbólico para o Tricolor: a equipe brasileira foi a última a receber o troféu da competição diretamente das mãos do Pantera Negra, que veio a falecer poucos meses depois, em 5 de janeiro de 2014.

Na ocasião, o São Paulo entrou em campo vivendo uma crise no Campeonato Brasileiro, ocupando, inclusive, a zona do rebaixamento. Além disso, o Tricolor Paulista amargava um jejum de 14 partidas consecutivas sem vitória e de seis jogos sem sequer marcar um gol.

Com este cenário, o técnico Paulo Autuori escalou um time composto por: Rogério Ceni, Douglas, Edson Silva, Rafael Tolói e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Fabrício e Jadson; Osvaldo e Aloísio.

Já o Benfica era comandado por Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo que voltará a assumir os Encarnados no início da próxima temporada. O Mister mandou a campo a seguinte formação: Paulo Lopes, Maxi Pereira, Luisão, Garay e Cortez; Matic, Enzo Pérez, Markovic, Djuricic e Gaitán; Lima.

Com Eusébio sendo homenageado antes do jogo e dando o pontapé inicial, o primeiro tempo da partida mostrou o São Paulo com dificuldades de sair jogando, enquanto os donos da casa tinham mais posse de bola. Contudo, os portugueses não conseguiam concluir as jogadas ofensivas, errando diversos passes no último terço do campo. E quando finalizavam, Rogério Ceni aparecia para salvar os brasileiros.

No entanto, a situação mudou no segundo tempo. Aos seis minutos, Jadson achou lindo passe para Aloísio, que mandou para as redes e encerrou o jejum de gols. Pouco depois, aos 17, Rafael Tolói, ajudado pelo posicionamento errado de Cortez, completou de calcanhar, fechando o placar e fazendo que o Tricolor voltasse a vencer.

O tour internacional do São Paulo em 2013 ainda contou com a disputa da Copa Audi, na Alemanha. O Tricolor acabou perdendo para Bayern de Munique (2 a 0) e Milan (1 a 0). Depois da vitória em Portugal, o clube do Morumbi foi derrotado para o Kashima Antlers, no Japão, pela Copa Suruga.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade