PUBLICIDADE

Copa América, 2 vezes seguidas num mesmo país, só em 1923-24

Edição que começará em 11 dias vai ser a sexta realizada no Brasil

2 jun 2021 16h32
ver comentários
Publicidade

A escolha-relâmpago do Brasil como sede da 47ª edição da Copa América vai repetir o que só tinha ocorrido uma vez na história da competição continental. Somente em 1923 e em 1924, a Copa foi disputada seguidamente num mesmo país, no caso, o Uruguai.

Naquela oportunidade, houve também imprevistos, assim como se dá agora. Na verdade, o país-sede dos jogos em 1924 seria o Paraguai. Mas, pouco antes da realização do evento, aquele que deveria ser o anfitrião alegou falta de estrutura de estádios para abrigar o torneio.

Copa América de 2021: Brasil sediará evento em meio ao recrudescimento da pandemia de covid-19 na América do Sul
03/12/2019 REUTERS/Luisa Gonzalez/Foto de Arquivo
Copa América de 2021: Brasil sediará evento em meio ao recrudescimento da pandemia de covid-19 na América do Sul 03/12/2019 REUTERS/Luisa Gonzalez/Foto de Arquivo
Foto: Reuters

Apesar da transferência para o Uruguai, o Paraguai continuou como organizador oficial da Copa América de 1924, conhecida, naquela época, como Campeonato Sul-Americano.

A oitava edição da Copa foi disputada por quatro países – além dos dois acima, Argentina e Chile. O Brasil não participou por causa de um impasse entre clubes paulistas e cariocas, que travavam uma briga política para ver quem deveria representar a Seleção.

Tanto em 1923 quanto em 1924, o Uruguai ficou com o título. Na edição de 1923, o Brasil acabou em quarto lugar (ou em último, pois apenas quatro seleções se enfrentaram naquele ano).

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Publicidade
Publicidade