PUBLICIDADE

LANCE!

Vinte surfistas brigarão por Oi SuperSurf e o título nacional em Saquarema

6 out 2015 - 19h35
Compartilhar
Exibir comentários

A grande final do Oi SuperSurf 2015 começa nesta quarta-feira e promete disputas decisivas e emocionantes até domingo na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Entre os 160 participantes de 13 estados do país, vinte vão brigar pelo título de campeão das quatro etapas do Oi SuperSurf e pela ponta no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). Com a vitória na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), o baiano Bino Lopes passou a liderar o ranking da principal competição do Circuito Brasileiro. Já o paulista Flavio Nakagima está na frente da corrida pelo título nacional desde a sua vitória na primeira etapa do Oi SuperSurf 2015, na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Este ranking da ABRASP computa as cinco maiores pontuações conquistadas pelos atletas e inclui os resultados das etapas dos Circuitos Estaduais de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. As do Oi SuperSurf valem bem mais, 6.000 pontos contra 1.000 dos estaduais, mas esses eventos menores têm mantido a liderança de Nakagima. Só que o bom desempenho de Bino Lopes no Oi SuperSurf já vai garantir a primeira posição também para o baiano no ranking brasileiro quando começar a etapa final em Saquarema. 

A diferença de pontos entre eles é bem pequena – 11.995 a 11.550 – e ambos fazem parte da lista dos 32 cabeças de chave que só entram na quarta rodada da competição com 1.440 pontos garantidos. Mas, o paulista da Praia Grande vai descartar 555 pontos do seu pior resultado, enquanto Bino Lopes só agora estará completando as cinco etapas computadas. Ou seja, o baiano somará integralmente todos os pontos que conseguir em Saquarema e Nakagima inicia com 885, diferença da troca dos 555 por 1.440. Já o ranking do Oi SuperSurf 2015 registra os resultados das quatro etapas sem qualquer descarte.

OS 20 CONCORRENTES

A disputa nas duas competições está bastante acirrada principalmente entre Bino Lopes, Flavio Nakagima e o capixaba Krystian Kymerson, que está em terceiro no Brasileiro e em segundo no Oi SuperSurf. A diferença entre os quatro primeiros colocados não chega a 1.000 pontos nos dois rankings, incluindo o cearense Charlie Brown também como forte candidato ao título do Oi SuperSurf 2015 e o paranaense Jihad Khodr no pelotão de frente da batalha pelo caneco de campeão brasileiro. Charlie Brown é o quinto no ranking da ABRASP, com o catarinense Tomas Hermes que não vai competir em Saquarema em sexto, seguido pelos paulistas Thiago Guimarães (7°), Hizunomê Bettero (8°) e o baiano Marco Fernandez (9°) fechando o grupo de surfistas que já ultrapassou a barreira dos 10.000 pontos computados.

A lista dos vinte concorrentes ao título de melhor do ano no Oi SuperSurf 2015 com chances matemáticas de também assumir a ponta do ranking brasileiro nas ondas poderosas da Praia de Itaúna, prossegue com o cearense Messias Felix (10° no ranking da ABRASP), o catarinense Willian Cardoso (11°), o paulista Thiago Camarão (12°), o carioca Leonardo Neves (13°), o pernambucano Ian Gouveia (14°), os paulistas Deivid Silva (16°), David do Carmo (17°) e Saulo Junior (18°), o baiano Alandreson Martins (20°), mais dois paulistas, Odirlei Coutinho (21°) e Renato Galvão (22°), além do capixaba Rafael Teixeira (25°).

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade