0

'Maldição' das campeãs: Alemanha não é a primeira a decepcionar na Copa seguinte ao título

Desde 2002, Brasil é o único campeão a não cair na primeira fase do próximo Mundial

27 jun 2018
17h36
atualizado às 17h39
  • separator
  • comentários

A bruxa está à solta para os campeões mundiais. Eliminada nesta quarta-feira após a derrota por 2 a 0 para a Coréia do Sul, em Kazan, a Alemanha é mais uma a integrar o grupo de seleções que foram campeãs mundiais e caíram na fase de grupo da Copa seguinte ao título. Desde 2002, o Brasil é o único campeão a ter conseguido avançar ao mata-mata da competição, em 2006. Diante deste cenário, o LANCE! relembra as eliminações precoces e surpreendentes nos últimos mundiais.

Alemanha é mais uma campeã a cair na fase de grupos da Copa seguinte ao título (Foto: SAEED KHAN / AFP)
Alemanha é mais uma campeã a cair na fase de grupos da Copa seguinte ao título (Foto: SAEED KHAN / AFP)
Foto: Lance!

FRANÇA: CAMPEÃ EM 1998 E ELIMINADA NA PRIMEIRA FASE EM 2002

Após conquistar a Copa do Mundo em casa e a Eurocopa em 2000, a França, do craque Zinédine Zidane, chegou ao Mundial da Coréia e do Japão como favorita à conquista do título. Porém, dentro de campo, a decepção foi grande. Foram duas derrotas, um empate, nenhum gol marcado e a amarga lanterna no Grupo A, que ainda contava com Dinamarca, Senegal e Uruguai.

ITÁLIA: CAMPEÃ EM 2006 E ELIMINADA NA PRIMEIRA FASE EM 2010

A Itália chegou à Copa da África do Sul ainda sobre o comando do técnico Marcello Lippi, campeão mundial em 2006, mas não conseguiu repetir o bom desempenho. Em um grupo tido como um dos mais fáceis daquele Mundial, os italianos empataram seleções pouco expressivas, como Paraguai e Nova Zelândia, além de terem sido derrotados para a Eslováquia. Assim como a França em 2002, terminou na lanterna do grupo.

ESPANHA: CAMPEÃ EM 2010 E ELIMINADA EM 2014

Campeã inédita em 2010, a Espanha manteve sua base para a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Logo no sorteio, ficou claro que sua vida na competição não seria fácil. A Fúria caiu no grupo que era apontado por todos como o 'grupo da morte', ao lado de Holanda, Chile e Austrália. Na estreia, foi goleada pelos holandeses por 5 a 1, em Salvador. Em seguida, perdeu para o Chile, no Maracanã, fazendo com que sua vitória sobre a Austrália, na última rodada, não valasse de nada. Holanda e Chile avançaram às oitavas.

Lance!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade