0

Botafogo e Campinense reeditam jogo de inauguração do Amigão

Cariocas e paraibanos se enfrentam, agora por uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil, repetindo o amistoso que marcou a primeira partida do estádio de Campina Grande

12 fev 2019
16h38
atualizado às 16h38
  • separator
  • 0
  • comentários

O dia era 8 de março de 1975. O Estádio Governador Ernani Sátyro, conhecido como Amigão, era inaugurado para abrigar os clubes de Campina Grande, na Paraíba. E, nesta quarta-feira, Botafogo e Campinense reeditarão a partida de inauguração no local, desta vez em uma decisão pela Copa do Brasil.

Na ocasião, o Botafogo foi convidado para fazer parte do memorável amistoso e não saiu do zero com o Campinense, por conta do popular romancista e ex-ministro José Américo de Almeida, paraibano e botafoguense. O primeiro gol saiu uma semana depois, dos pés de um jogador do Campinense: Pedrinho Cangula, em empate com o Treze (1 a 1), no Clássico dos Maiorais.

Em seguida, o Amigão recebeu a tradicional placa com informações a respeito do jogo de estreia. Como o objeto estava deteriorado, a organização do estádio optou por reformar a placa em forma de homenagem aos clubes envolvidos na inauguração. Ela ficou pronta nesta terça-feira.

Ouvido pelo LANCE!, Ascânio Paceli, gerente do Amigão, contou que convidou dirigentes do Botafogo para que receberem a placar pouco antes de a bola rolar pela primeira fase da Copa do Brasil, por volta das 19h30 (de Brasília) - cabe destacar que a bola rolará às 21h30 (de Brasília).

- A placa será cedida ao Botafogo e ao Campinense pouco antes do início do jogo. É uma simples, mas singela homenagem aos clubes - comentou Paceli.

GRAMADO 'PADRÃO FIFA'

Campinense 0x0 Botafogo, em 1975: imagem rara do primeiro jogo da história do Amigão (Foto: Reprodução)
Campinense 0x0 Botafogo, em 1975: imagem rara do primeiro jogo da história do Amigão (Foto: Reprodução)
Foto: Lance!

Gramado do estádio está em ótimas condições (Foto: Divulgação)

Recentemente, mais precisamente em dezembro, o Estádio Amigão passou por uma reforma e a reinauguração da praça esportiva, aos arredores. Já em relação ao terreno de jogo: o gramado tornou-se "padrão Fifa". Além disso, o sistema de irrigação foi automatizado, com um novo sistema de drenagem.

Como há chance de chover enquanto Botafogo e Campinense duelarem na noite desta quarta, é bom os torcedores alvinegros estarem cientes de que isso não deve ser um empecilho para o espetáculo.

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade