Flamengo Campeão Brasileiro 2009

Aposta dá certo e Andrade se firma no comando do Fla

Quarta-feira, 22 de julho. O Flamengo empata com o Barueri por 1 a 1, coleciona sua terceira partida sem vitória em casa e a torcida pede a saída do técnico Cuca em coro. Um dia depois, a diretoria rubro-negra dispensa o treinador e quem assume o time interinamente, como nos últimos anos em que houve uma mudança no comando da equipe? Andrade. Em 2009, porém, o ex-volante foi efetivado pelo clube carioca e mostrou que a aposta deu certo.

Jorge Luís Andrade da Silva é o técnico campeão brasileiro de 2009, e o que ajudou a alcançar essa conquista foram os títulos que ele comemorou como jogador: só pelo Flamengo foram quatro nacionais (1980, 1982, 1983 e 1987), sendo o quinto obtido pelo Vasco, em 1989. O ex-volante ainda foi campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes de 1981 pela equipe da Gávea.

Depois de pendurar as chuteiras em 1996, Andrade foi trabalhar no Flamengo e teve a chance de assumir interinamente o time principal rubro-negro em algumas oportunidades, sendo substituído dias depois. Neste ano, a impressão era de que a história iria se repetir novamente, mas a equipe venceu Santos e Atlético-MG e convenceu a cartolagem de que o ex-volante merecia uma chance como efetivo.

Não foram poucas as vezes em que os jogadores elogiaram Andrade e pediram sua permanência no comando do Flamengo. Até mesmo Bruno, goleiro e capitão do time, que no início do ano discutiu com o técnico enquanto ele, ainda auxiliar, comandava um rachão. “Você ganhou tudo como jogador. Como treinador, não ganhou p... nenhuma. Você não é meu treinador", disse o camisa 1 na ocasião, hoje arrependido das palavras que proferiu ao homem que ajudou o clube rubro-negros a quebrar um jejum de 17 anos sem ser campeão brasileiro.


Terra