“É um dos jogos mais difíceis de fazer prognostico da época deles. Os dois não estão no nível que estiveram no melhor da carreira, mas estão jogando super bem o torneio. Existe uma rivalidade entre os dois na qual o Nadal tem uma grande vantagem, mas acho que está um pouco mais para o Federer. Se o jogo for mais técnico, dá Federer. Se entrar em momentos mais enroscados, se for dramático, aí o Nadal tem mais chances de ganhar”.
(Fernando Meligeni, ex-tenista brasileiro, número 25 do mundo em 1999)

“Pelo que vi hoje (terça-feira) o Nadal teve um duelo complicado, está com o joelho meio ruim, e estou apostando no Federer. Vi seus últimos jogos, acho que ele tem condições para ganhar. Vamos ver”.
(Marcos Daniel, ex-tenista brasileiro, número 56 do mundo em 2009)

“O Federer vi jogando bem firme, acho que pelos últimos jogos vi o Federer melhor que o Nadal. Vejo o Nadal machucado no joelho, já o Federer está bem fisicamente. Só que aí tem outras coisas entre eles dentro da quadra que talvez a gente não saiba, que fogem do nosso prognóstico. Mas para mim é mais Federer”.
(Pablo Albano, ex-tenista argentino, número 25 do ranking de duplas em 1997)

“Como sempre vai ser um grande jogo. Nadal tem vantagem numérica no retrospecto, na ultima vez que se confrontaram na Austrália (em 2009) ele ganhou. O Federer não perdeu nenhum set (no torneio de 2012), o Nadal perdeu um. Os dois estão jogando bem, estão relativamente inteiros, começando o ano agora. Vai ser um clássico, eu não arriscaria uma previsão. Torço pelo Federer.”
(Carlos Alberto Kirmayr, ex-tenista brasileiro, número 36 do mundo em 1981)

“É muito difícil prever o jogo dos dois porque sempre depende mais do Federer que do Nadal. O Nadal é sempre mais regular jogando contra o Federer do que o Federer é contra o Nadal. O Federer vem jogando muito bem e pode ganhar, mas contra o Nadal é difícil saber. Não me arrisco.”
(Flávio Saretta, ex-tenista brasileiro, número 44 do mundo em 2003)

fotos: Getty / Carlos Alberto Kirmayr/arquivo

fotos: Getty / Carlos Alberto Kirmayr/arquivo