Grêmio encaminha venda milionária para o futebol europeu
O Grêmio encaminhou uma importante negociação nesta janela de transferências e está próximo de oficializar a saída de um dos destaques do elenco para o futebol europeu.
O Grêmio encaminhou a venda do zagueiro Viery para a Fiorentina, da Itália. A negociação foi fechada por mais de 17 milhões de euros (cerca de R$ 100 milhões), restando apenas a troca de documentos e a assinatura dos contratos para a oficialização do negócio.
Segundo apuração do ge, a operação prevê o pagamento de 15 milhões de euros fixos, além de outros 2 milhões de euros em bônus por metas de desempenho do defensor no futebol italiano. Além do valor da transferência, o Grêmio manteve um percentual sobre uma futura venda do atleta, garantindo participação em uma eventual valorização no mercado europeu.
A transferência atende a um dos principais objetivos financeiros da diretoria gremista para a atual janela de transferências: realizar uma grande venda para reforçar o caixa do clube. A saída de Viery também ajuda a explicar a recente contratação do zagueiro Wallace, ex-CRB, anunciada pelo Tricolor nos últimos dias para reforçar o sistema defensivo.
Ainda de acordo com o ge, antes do acerto com a Fiorentina, o defensor despertou interesse de outros clubes do futebol europeu. A equipe italiana precisou elevar sua proposta após uma oferta inicial de 12 milhões de euros ser recusada. Além disso, a Juventus tentou atravessar a negociação oferecendo o volante Arthur como parte da operação, proposta rejeitada pelo Grêmio. Brighton, Newcastle, Benfica, Lille e Bologna também monitoravam a situação do jogador.
A trajetória de Viery no clube passou por uma mudança significativa nos últimos meses. No fim de 2025, o atleta figurava entre os jogadores negociáveis do elenco. Com a chegada do técnico Luís Castro, porém, o jovem passou a atuar de forma definitiva como zagueiro, deixando para trás a função de lateral-esquerdo desempenhada em sua estreia como profissional. O desempenho em 2026 transformou o defensor em uma das principais peças da equipe e valorizou seu passe.
Com a negociação praticamente concluída, o Grêmio segue atento ao mercado e não descarta novas vendas durante a janela. Um dos nomes observados por clubes do exterior é o meia Gabriel Mec, considerado outro ativo importante do elenco para futuras negociações.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.