1 evento ao vivo

Liga Sul-Minas-Rio

Dunga critica Primeira Liga em evento da CBF

Getty Images
25 abr 2016
10h31
atualizado às 11h28
  • separator
  • 0
  • comentários

Em sua exposição num seminário sobre a evolução do futebol, que vem sendo realizado na sede da CBF, no Rio, o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, criticou a criação da Primeira Liga, que organizou recentemente torneio com 12 das principais equipes do País. Para ele, não se justifica criar outra competição para o calendário nacional se uma das queixas de clubes e atletas diz respeito à quantidade de jogos disputados por ano no Brasil.

“Pra minha surpresa, botamos outro campeonato em cima. Mas nós não debatemos pra ter menos jogos? Eu briguei até hoje para enxugar, aí aumenta (o número de partidas)”, disse Dunga.

A Primeira Liga foi criada como resposta à falta de vontade política da CBF de dar aos clubes o direito de organizar suas próprias competições. Surgiu nesse contexto e conseguiu reunir equipes como Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo e o primeiro campeão, o Fluminense, quem derrotou na final o Atlético-PR.

No entanto, a abordagem de Dunga não se estendeu a esse aspecto. Depois da crítica, ele tentou amenizar o tom e declarou não ser contra a Liga, embora tenha ressaltado novamente que não podia entender como o porquê de ter sido criada. A competição da Primeira Liga, inicialmente conhecida como Liga Sul-Minas-Rio, equivale à Copa do Nordeste e à Copa Verde. Mas Dunga não fez nenhuma referência a esses torneios, que são apoiados, na prática, pela CBF.

A confederação combateu a Primeira Liga durante meses. No final, cedeu, mas ainda assim ignorou em seu site oficial todas as informações do torneio conquistado na semana passada pelo Fluminense.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade