PUBLICIDADE

Liga portuguesa aprova ampliar primeira divisão de 16 para 18 equipes

6 abr 2013 - 21h19
Compartilhar

A Liga Portuguesa de Futebol (LPFP) aprovou ampliar o campeonato da primeira divisão de 16 para 18 equipes e abrir assim espaço para a promoção do Boavista, depois que a Justiça considerou injusta uma sanção imposta em 2008 que o fez ser rebaixado.

Em comunicado, a Liga informou que os clubes decidiram optar por abrir uma vaga na próxima temporada "para manter o número par" na principal competição do futebol português, já que caso contrário a cada rodada uma equipe teria que folgar.

Essa ampliação recebeu 29 votos a favor, 13 contra e 4 abstenções, embora ainda tenha que ser ratificada pela Federação Portuguesa de Futebol para ser oficializada.

A vaga adicional criada agora ficará com a equipe vencedora de um quadrangular disputado pelos dois últimos colocados da primeira divisão e o terceiro e o quarto da segunda.

O Boavista foi punido com o rebaixamento em 2008 pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol devido a um caso de coação sobre os árbitros por parte de seus dirigentes.

O clube, com sede no Porto, conta em seu histórico com um título da divisão de elite e cinco Taças da Liga, e atualmente disputa a terceira divisão de Portugal.

EFE   
Compartilhar
Publicidade