PUBLICIDADE

Libertadores

Quem não acredita? Galo avança com golaço após muito drama

22 abr 2015 - 21h36
(atualizado às 22h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG / Divulgação

"Eu acredito!". Essa é a sentença mais berrada pelos torcedores do Atlético-MG nos últimos anos. E quem ousa duvidar? De fato eles realmente podem acreditar no que quiserem: nesta quarta-feira, mais uma vez o time superou um drama para se classificar às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em casa, venceu o Colo Colo pelo placar que precisava, 2 a 0, garantindo a vaga no saldo de gols. Depois de tantas dificuldades, com três derrotas na fase de grupos, a vaga foi confirmada com um golaço de Rafael Carioca no final do segundo tempo. Veja detalhes de cada lance do jogo.

Durante o primeiro tempo, o Atlético-MG colheu os frutos por ter adotado uma tática extremamente ofensiva. Levir Culpi escalou o time com apenas um volante de ofício, Rafael Carioca. Dátolo atuou mais recuado que o normal e deu liberdade para os quatro atacantes da frente: Guilherme (que jogou praticamente como meia), Luan, Carlos e Lucas Pratto.

Além dos atacantes, os laterais também puderam subir bastante. Patric deu assistência para o gol de Lucas Pratto e depois criou uma linda jogada para o outro lateral, Douglas Santos, que parou na defesa de Garcés. Enquanto isso, o Colo Colo foi acuado na defesa e só assustou em uma jogada individual de Paredes, aos 20min.

Patric substituiu Marcos Rocha e teve boa atuação
Patric substituiu Marcos Rocha e teve boa atuação
Foto: Paulo Fonseca / EFE

É claro que o ritmo alucinante existiu apenas durante o primeiro tempo. Depois do intervalo, o time mineiro continuou a dominar o jogo, mas com um toque de bola lento e criando poucas chances de gol. Mesmo assim aconteceu a oportunidade que todo atleticano queria: o juiz marcou pênalti claro em Luan. Mas o goleiro Garcés, que tinha derrubado o atacante, se redimiu ao defender a cobrança de Guilherme.

O lance só aumentou o drama do Atlético-MG. Mas trata-se de um time totalmente acostumado a viver esse tipo de suspense, então as esperanças não acabaram. E aconteceu o golaço de Rafael Carioca aos 33min para levar a torcida à loucura. Para quem achou que isso acabaria o drama, pura ilusão. O Colo Colo pressionou o Atlético-MG, criou chances e também deu espaços. Mas os gols foram perdidos nos dois lados, deixando a situação do grupo definida.

Grupo 1

O Atlético-MG se classificou como segundo lugar em sua chave, com 9 pontos. O primeiro colocado foi o Independiente de Santa Fé, que venceu o Atlas nesta quarta por 3 a 1 e ficou com 12 pontos. Com isso, o time mineiro tem grandes chances de enfrentar o Corinthians nas oitavas de final.

Replay

Em 30 de abril de 2009, o Palmeiras enfrentou o Colo Colo no último jogo da fase de grupos da Copa Libertadores. Precisava vencer o time chileno em casa, mas sofreu para conseguir. O gol salvador só saiu aos 42min do segundo tempo, mas foi um golaço, com um chute de longe de Cleiton Xavier. Seis anos depois, o Colo Colo viveu praticamente a mesma situação, agora contra o Atlético-MG.

Cleiton Xavier é sempre lembrado pelos palmeirenses por causa do golaço na Libertadores
Cleiton Xavier é sempre lembrado pelos palmeirenses por causa do golaço na Libertadores
Foto: AFP

Eles acreditam!

É claro que a sentença mais adorada pelos atleticanos também virou "Trending Topic" no Twitter. Veja a festa de quem acreditou até o fim na rede social:

Foi pênalti?

Além do pênalti desperdiçado por Guilherme, o Atlético-MG reclamou de mais três faltas dentro da área que não foram marcadas. No primeiro tempo, Luan caiu na área, mas o juiz interpretou que ele se jogou e até deu cartão amarelo. Pouco depois, Guilherme sofreu um carrinho por trás, mas nada foi marcado também. No segundo tempo, foi Pratto que reclamou de um tranco nas costas, mas o juiz tinha acabado de dar o pênalti em Luan e não apitou dessa vez. Não há dúvidas de que a vitória do Atlético-MG poderia ter sido mais tranquila, mas há quem goste do drama.

GOLS

19min do 1º tempo - Atlético-MG 1 x 0 Colo Colo

Lucas Pratto recebeu de Patric na direita, bateu cruzado e abriu o placar em Minas.

34min do 2º tempo - Atlético-MG 2 x 0 Colo Colo

Rafael Carioca dominou bonito na entrada da área, chutou forte no gol, a bola caiu em parábola e entrou no ângulo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade