PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Tragédia de Hillsborough completa 20 anos

14 abr 2009 - 22h35
(atualizado em 15/4/2009 às 08h39)
Compartilhar

Há vinte anos, no dia 15 de abril de 1989, a partida entre Liverpool e Nottingham Forest no Estádio Hillsborough, em Sheffield, pela semifinal da Copa da Inglaterra, foi interrompida por um desastre que mudou para sempre o futebol inglês. Hoje, as ações tomadas a partir daquele jogo podem ser notadas em cada partida do campeonato mais rico do mundo.

» Veja fotos da tragédia de Hillsborough

» Relembre tragédias que aconteceram nos estádios

» Gordon Brown lembra vítimas de Hillsborough

Um número de torcedores do Liverpool maior do que o esperado compareceu à partida e, conforme o jogo se iniciava, uma multidão se aglomerou ao redor do estádio e começou a entrar pelos portões. As comemorações do início do jogo fizeram com que cerca de cinco mil pessoas entrassem ao mesmo tempo, esmagando torcedores contra o alambrado. Ignorando o que ocorria na grade, mais pessoas passavam pelos portões.

O jogo foi interrompido aos seis minutos do primeiro tempo, quando torcedores tentavam passar por cima do alambrado e por um pequeno portão que foi arrombado. A grade não agüentou e cedeu, fazendo com que as pessoas caíssem no gramado. 94 pessoas morreram no mesmo dia, sendo que 766 ficaram feridos e outros dois morreram já no hospital - a última morte ocorreu quatro anos depois, período em que o torcedor Tony Bland ficou em coma.

A tragédia, junto com o incidente ocorrido em Heysel quatro anos antes (39 pessoas morreram na briga entre as torcidas de Liverpool e Juventus), foi decisiva para a série de mudanças ocorridas no futebol da Inglaterra. A partir do relatório feito pelo ministro da justiça Lord Taylor de Gosforth, as partidas no país ficaram mais seguras, sendo possível, inclusive, retirar os alambrados dos estádios.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade