PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Seleções: Suécia e Irlanda anunciam novidades no comando técnico

As seleções da Suécia e da Irlanda anunciaram novos técnicos nesta semana. Os suecos anunciaram o técnico Jon Dahl Tomasson, que estava treinando o Blackburn da Inglaterra. Já a seleção irlandesa anunciou o interino John O'Shea, que foi jogador da seleção do país, ele ficará no cargo nos amistosos diante da Bélgica e da Suíça […]

28 fev 2024 - 11h28
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários

As seleções da Suécia e da Irlanda anunciaram novos técnicos nesta semana. Os suecos anunciaram o técnico Jon Dahl Tomasson, que estava treinando o Blackburn da Inglaterra. Já a seleção irlandesa anunciou o interino John O'Shea, que foi jogador da seleção do país, ele ficará no cargo nos amistosos diante da Bélgica e da Suíça na próxima data Fifa. 

O ex-atacante dinamarquês se tornará o primeiro técnico estrangeiro da história da seleção sueca. Ele assinou um contrato válido até o final das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, ele pode ser automaticamente renovado caso o país se classifique para a competição. 

Ele chega para assumir a seleção do país em período complicado, pela primeira vez em 28 anos a Suécia não se classificou para a Eurocopa. Isso aconteceu após uma péssima campanha nas eliminatórias em que os suecos terminaram em terceiro lugar, no mesmo grupo que tinha também Bélgica e Áustria, o resultado que selou a não classificação da seleção para o torneio continental foi uma derrota por 3 a 0, para o Azerbaijão, fora de casa. 

Após isso, o técnico Janne Andersson deixou o cargo, no começo de junho. Ele estava no cargo desde 2016, e neste período ajudou a seleção a se classificar para uma copa do mundo e duas Euros. 

Tomasson conhece bem o futebol do país, sua primeira experiência como técnico foi na Suécia. Ele treinou o Malmö, um dos maiores clubes do país, durante os anos de 2020 e 2021. Lá venceu dois campeonatos suecos, além de ter guiado a equipe sueca à fase grupos da Champions League na temporada 2021/2022. 

Irlanda e o interino John O'Shea

A seleção irlandesa anunciou  o interino John O'Shea, ele estará à frente da seleção do país para os amistosos diante da Bélgica e da Suíça na próxima data Fifa. O'Shea foi zagueiro de clubes como Manchester United e Sunderland, e além disso jogou 118 pelo país. Antes de assumir, ele participava da comissão técnica da seleção sub-21 do país e foi assistente do antigo técnico.

O ex-técnico Stephen Kenny deixou o cargo em novembro do ano passado após a seleção não classificar para a Euro. Inicialmente, a federação do país queria ter um técnico em fevereiro. A FAI, federação de futebol do país, confirmou que o técnico definitivo da seleção será contratado no começo de abril.  O órgão confirmou que o próximo técnico definitivo do país terá um contrato de quatro anos. 

Até agora, a federação irlandesa consultou nomes como Chris Coleman, ex-técnico do País de Galês, e Neil Lennon, ex-técnico do Celtic, porém as conversas não avançaram com ambos os técnicos. Dois nomes que avançaram foram de Anthony Barry, atual assistente de Thomas Tuchel no Bayern e de Roberto Martínez na seleção portuguesa, e de Lee Carsley, técnico da seleção inglesa sub-21. O segundo, de acordo com veículos irlandeses e ingleses, é favorito para assumir a seleção irlandesa. 

O primeiro jogo do técnico definitivo da Irlanda não será uma missão fácil. O país fará sua estreia diante da Inglaterra, a principal rival do país no futebol ,jogando em casa, no Estádio Aviva, em Dublin, no dia 7 de setembro. Uma rivalidade histórica, que vai muito pelo período de colonização inglesa que aconteceu no país no século 12. 

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade