PUBLICIDADE

Campeonato Carioca

Carioca 2024: Ferj altera regulamento e obriga clubes escalar titulares a partir da 4ª rodada

Ferj obriga que a partir da 4ª rodada do Campeonato Carioca aconteça a obrigatoriedade de time principal; Os clássicos aconteçem a partir da 6ª rodada

27 nov 2023 - 11h40
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Ferj define novo formato do Carioca (FOTO: MARINA GARCIA// FLUMINENSE FC)
Ferj define novo formato do Carioca (FOTO: MARINA GARCIA// FLUMINENSE FC)
Foto: Esporte News Mundo

A Federação de Futebol do Rio (Ferj) definiu nesta segunda-feira o formato do Campeonato Carioca de 2024. Em reunião com os clubes da Série A, foi mantido o modelo do ano passado, com 12 clubes se enfrentando em uma fase de pontos corridos, em que os quatro melhores se classificam para a semifinal. A estreia está prevista para o fim de semana dos dias 17 e 18 de janeiro.

No entanto, terá uma só alteração. A entidade obriga que a partir da quarta rodada da competição aconteça a obrigatoriedade de time principal. No regulamento antigo, era terceira.

Marcelo Vianna afirmou que os clássicos serão a partir da 6ª rodada. Além disso, os seis primeiros colocados do último campeonato terão seis jogos em casa e cinco como visitante. Os clubes também concordam que somente a partir da 4ª rodada haverá obrigação de força máxima.

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, além de representantes dos clubes. Entre os grandes, estavam Thairo Arruda, CEO do Botafogo, a dupla Flamengo e Fluminense foi representada pelos presidentes Rodolfo Landim e Mario Bittencourt, respectivamente, e o Vasco enviou membros do departamento jurídico.

Estreias dos clubes no estadual 2024

  • Flamengo x Audax
  • Volta Redonda x Fluminense
  • Botafogo x Madureira
  • Vasco x Boavista
  • Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa
  • Portuguesa x Bangu

Clássicos

O primeiro clássico do Campeonato Carioca vai acontecer entre Vasco e Flamengo, que será realizado no dia 3 ou 4 de fevereiro. Na rodada seguinte, o Rubro-Negro enfrenta o Botafogo, dia 7 ou 8. Fluminense x Vasco será no dia 14 ou 15/02; Botafogo x Vasco no dia 17 ou 18 e o Fla-Flu no dia 24 ou 25.

Os clássicos terão o auxílio do VAR. Os demais jogos precisarão de pedido e pagamento para a execução da ferramenta tecnológica no Carioca. O arbitral foi aprovado por unanimidade pelos clubes e pela SAFERJ.

Atuais campeões…

O Fluminense é o atual bicampeão do Campeonato Carioca e soma 33 títulos. O Flamengo é o maior campeão com 37 troféus.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade