PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Título da Copa do Mundo faz espanhóis pararem diante da TV

12 jul 2010 - 15h16
(atualizado às 17h14)
Compartilhar

Nesta segunda-feira o instituto Barlovento Comunicación anunciou que quase 14 milhões de espanhóis assistiram no domingo à final da Copa do Mundo pela televisão, ou seja, 82,9% de audiência, A partida foi acompanhada por uma média de 13,93 milhões de pessoas nas três redes de televisão que transmitiram a partida, a Telecinco (77,2%) e os canais de TV a cabo Canal Plus (3%) e Canal Plus Liga (2,7%).

No entanto, não foi registrado um recorde de audiência, já que a semifinal entre Espanha e Alemanha teve um total de 14 milhões de telespectadores, sendo a mais assistida deste Mundial. O jogo mais visto da história da seleção espanhola continua sendo a final da Eurocopa-2008, conquistada pela Espanha, com uma audiência de 14,4 milhões de telespectadores.

A prorrogação da partida, em que Iniesta marcou o gol da vitória, foi o momento mais acompanhado da história da televisão espanhola, segundo o instituto, no total, 15,6 milhões de telespectadores assistiram, ou seja, 85,9% de audiência.

O pico de audiência foi às 22h56 (17h56 de Brasília), logo antes do gol de Iniesta, com 16,8 milhões de telespectadores. A Espanha tem quase 47 milhões de habitantes e o país praticamente parou para ver sua primeira conquista de Copa do Mundo, na história.

Também nesta segunda-feira, o Eurodata TV apresentou dados sobre a audiência do Mundial em outros países.

Na Holanda, 8,5 milhões de pessoas assistiram à derrota para os espanhóis, enquanto a semifinal da Alemanha contra a Espanha foi acompanhada na quarta-feira por 31 milhões de alemães.

Na França, a audiência da final do Mundial foi de 14,1 milhões de pessoas, enquanto que na Itália foram registrados 11,4 milhões de espectadores. Porém, na China, país que não disputou a competição, o torneio teve uma audiência milionária: 54,5 milhões de pessoas viram a goleada da Alemanha sobre a Argentina, por 4 a 0, nas quartas de final.

No momento do gol histórico de Iniesta, o recorde de espectadores foi registrado na Espanha
No momento do gol histórico de Iniesta, o recorde de espectadores foi registrado na Espanha
Foto: Reinaldo Marques / Terra
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade