Script = https://s1.trrsf.com/update-1784747113/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Mundo da Fifa 2026

Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Noruega denuncia Gianni Infantino ao Comitê de Ética da Fifa pelo caso Balogun

Federação do país acusa entidade de comprometer credibilidade do futebol após a anulação da punição do atacante dos EUA, influenciada por Trump

23 jul 2026 - 10h25
Compartilhar
Exibir comentários
Balogun foi expulso contra a Bósnia, mas teve a punição anulada pela Fifa –
Balogun foi expulso contra a Bósnia, mas teve a punição anulada pela Fifa –
Foto: Divulgação / U.S. Soccer / Jogada10

A polêmica envolvendo a liberação de Balogun para disputar as oitavas de final da Copa do Mundo 2026 ganha um novo capítulo. A Federação Norueguesa de Futebol (NFF) decidiu apresentar uma denúncia formal ao Comitê de Ética da Fifa cobrando explicações do presidente Gianni Infantino. O motivo é a suspensão da punição aplicada ao atacante dos EUA, decisão que, segundo a presidente da federação, Lise Klaveness, ocorreu após uma suposta intervenção do presidente norte-americano Donald Trump.

Em entrevista ao jornal The Times, Klaveness afirma que o episódio coloca em xeque a integridade das competições organizadas pela Fifa e, portanto, defende que o caso seja investigado.

Balogun foi expulso contra a Bósnia, mas teve a punição anulada pela Fifa –
Balogun foi expulso contra a Bósnia, mas teve a punição anulada pela Fifa –
Foto: Divulgação / U.S. Soccer / Jogada10

"Quando uma regra como essa é contornada, abre-se um precedente perigoso que coloca todo o futebol em risco. Desrespeitar normas fundamentais representa uma ameaça ao nosso esporte", afirmou.

Além disso, a dirigente cobrou que Gianni Infantino reconheça o erro na condução do episódio: 'Foi um erro".

Na avaliação da presidente da NFF, a falta de transparência da Fifa, inclusive, também agrava a situação. Por isso, ela espera que a denúncia incentive outras federações e dirigentes a denunciarem casos semelhantes sempre que houver suspeitas de interferência externa nas decisões esportivas.

"Tentar varrer isso para debaixo do tapete agora não vai funcionar. Muitos treinadores, jogadores e torcedores sentiram que esse episódio prejudicou o futebol", disse.

Trump confessou pedido à Fifa

A controvérsia começou depois da expulsão de Balogun na vitória dos EUA por 2 a 0 sobre a Bósnia e Herzegovina, pelos 16 avos de final da Copa do Mundo. Inicialmente suspenso, o atacante acabou liberado para atuar nas oitavas após a atuação de Donald Trump nos bastidores junto ao presidente da Fifa.

Entretanto, a presença do camisa 9 não foi suficiente para evitar a eliminação da seleção norte-americana. Os EUA perderam por 4 a 1 para a Bélgica e deram adeus ao Mundial.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

🏆 Participe do Bolão do Terra
Jogada10
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra