PUBLICIDADE

Com Guardiola no comando, Bayern inicia luta por renovação da tríplice coroa

8 ago 2013 - 13h43
(atualizado às 13h57)
Compartilhar

Primeira equipe da história a vencer o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e a Liga dos Campeões em uma só temporada, o Bayern de Munique, com algumas novidades, iniciará nesta sexta-feira a luta para defender as três conquistas enfrentando o Borussia Mönchengladbach na abertura da 'Bundesliga'.

Apesar da derrota para o Borussia Dortmund na Supercopa da Alemanha, há duas semanas, o Bayern, dos brasileiros Dante e Luiz Gustavo, parte como favorito ao bi alemão começará a campanha na Allianz Arena.

A equipe que se sagrou a melhor da Europa não perdeu nenhuma peça importante, se reforçou e ainda desfalcou o maior concorrente, o próprio Dortmund contratando seu principal jogador, o meia-atacante Mario Götze. Machucado, ele ainda não foi testado, mas deve ficar no banco de reservas diante do Gladbach.

A grande novidade, porém, está no banco de reservas. O técnico Josep Guardiola foi contratado ainda em janeiro, quando o time ainda não havia conquistado a tríplice coroa, para ocupar o cargo nesta temporada. Com as três taças, seu antecessor, Jupp Heynckes, deixou o espanhol pressionado desde o começo do trabalho.

A chegada de Guardiola gerou discussões sobre sistemas táticos, gerado pelo plano visto na pré-temporada de substituir o 4-2-3-1, usado por Heynckes, por um 4-1-4-1, sucesso no Barcelona. A mudança implica separar a dupla formada por Bastian Schweinsteiger e Javi Martínez, considerada chave na temporada passada.

Quem ganhou espaço com isso foi o meia Thiago Alcântara, outro reforço do Bayern. O filho do ex-jogador Mazinho conquistou uma vaga de titular, mas atuando mais recuado que em seus tempos de Barça.

Outro setor da equipe que vem gerando debates é o ataque. Guardiola é conhecido por não utilizar centroavantes de ofício, e Thomas Müller vinha sendo usado como falso nove nos primeiros jogos da pré-temporada. No entanto, Mario Mandzukic, centroavante legítimo, mostrou seu faro de gol nas partidas em que esteve em campo e colocou uma pulga atrás da orelha do treinador.

Por sua vez, o Dortmund também entra em campo com o moral elevado para o duelo com o Augsburg. Apesar de ter encerrado a última temporada sem título, a participação na final da 'Champions' e o título da Supercopa animaram o torcedor, que vê seu time do coração com condições de fazer frente ao rival de Munique.

Apesar da perda de Götze e da relação desgastada do atacante Robert Lewandowski com a diretoria, a torcida confia em um Campeonato Alemão ao menos mais equilibrado que o último, em que o Bayern foi campeão com 25 pontos de vantagem.

Terceiro colocado na temporada passada, o Bayer Leverkusen estreará jogando em casa no sábado contra o Freibug, que vem de uma surpreendente classificação para a Liga Europa. No domingo, o Schalke 04, quarto neste ano, receberá o Hamburgo.

Programação da 1ª rodada do Campeonato Alemão:.

Sexta-feira.

Bayern de Munique - Borussia Mönchengladbach.

Sábado.

Bayer Leverkusen - Freiburg.

Hannover 96 - Wolfsburg.

Hoffenheim - Nuremberg.

Augsburg - Borussia Dortmund.

Hertha Berlim - Eintracht Frankfurt.

Eintracht Braunschweig - Werder Bremen.

Domingo.

Mainz 05 - Stuttgart.

Schalke 04 - Hamburgo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade