PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Flamengo pode voltar às semis da Libertadores após 35 anos

Nenhum jogador do atual elenco do clube carioca viu o time entre os quatro primeiros da competição continental

28 ago 2019 - 15h17
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O Flamengo está muito próximo de conquistar uma vaga para a semifinal da Copa Libertadores na partida contra o Internacional, nesta quarta-feira, e fazer história. O time carioca não consegue chegar tão longe do torneio continental desde 1984. Para se ter uma ideia da distância, nenhum dos jogadores do atual elenco estava vivo quando isso aconteceu.

O mais velho do atual elenco é meia Diego, que nasceu em 28 de fevereiro de 1985. Quando o time carioca estava brigando pelo título da Libertadores de 84, ele estava na barriga da mãe. O Fla jogou a semifinal da Libertadores de 84 entre 26 de junho a 19 de julho de 1984, edição que o Independiente-ARG foi o campeão.

Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, comemora seu gol, marcado diante do Ceará, durante partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, comemora seu gol, marcado diante do Ceará, durante partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Foto: JARBAS OLIVEIRA / Estadão Conteúdo

Na última vez que ficou tão próximo do título, o Flamengo era comandado por Zagallo e tinha como time-base uma grande formação: Fillol; Leandro, Guto, Mozer e Adalberto; Andrade, Adilio, Tita, Eder; Bebeto e João Paulo. O curioso é que o clube carioca foi derrotado na semifinal pelo Grêmio, que pode ser seu adversário na semifinal.

A edição de 1984 contou com 20 clubes, divididos em quatro grupos com cinco times cada. O Flamengo acabou a primeira fase como líder do Grupo 3, com 11 pontos, à frente do América de Cali-COL (7), Junior-COL (4) e o Santos (2). A semifinal foi disputada em dois grupos de três clubes cada.

O Flamengo ficou no Grupo B, ao lado de Grêmio e Universidad de Los Andes-COL. Os clubes brasileiros empataram com três vitórias e uma derrota e o regulamento determinava que em caso de igualdade, uma partida de desempate seria jogada e o time com melhor saldo de gols avançaria.

O Grêmio tinha nove gols e o Flamengo dois. Assim, o sonho rubro-negro de conquistar o bicampeão da Libertadores ficou pelo caminho. Vale lembrar que o Flamengo conquistou a Copa Libertadores em 1981, quando derrotou o Cobreloa-CHI por 2 a 0, com dois gols de Zico.

Inter com jejum menor

Já o Inter tem um período sem chegar à semifinal bem menor. O time gaúcho não fica entre os quatro primeiros desde 2015, quando caiu diante do Tigres, do México. A equipe colorada venceu o primeiro jogo por 2 a 1, em casa, mas depois perdeu por 3 a 1 fora de casa. Na decisão, o Tigres perdeu para o River Plate.

Saiba quem é Arthur, o prodígio do LoL de apenas 7 anos:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade