CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Quinta-feira, 13 Junho de 2002, 02h16
terraesportes@terra.com.br

Quantos mais?


O tricampeonato do Los Angeles Lakers apenas confirma a fácil previsão de que o New Jersey Nets não seria páreo nessas finais. E deixa no ar a grande questão: quantos títulos mais a equipe poderá conquistar? O recorde de 16 campeonatos do Boston Celtics está, seriamente, ameaçado.

Shaquille O'Neal, que se tornou apenas o segundo jogador da história a ser escolhido por três vezes como MVP (melhor jogador) das finais, completou 30 anos em março. Kobe Bryant faz 24 em agosto. E o técnico Phil Jackson tem pelo menos mais dois anos de contrato com o Lakers. Juntos, o trio mágico pode sonhar longe.

Outras peças-chaves do time de Los Angeles também estão distantes da aposentadoria, como Derek Fisher (29 anos em agosto), Robert Horry (32 também em agosto) e Rick Fox (o mais veterano entre os titulares, que completa 33 no próximo dia 24).

A curto prazo, não há equipe na Conferência Leste capaz de fazer frente ao Lakers. Seria preciso montar uma seleção com Jason Kidd (Nets), Allen Iverson (Philadelphia 76ers), Paul Pierce e Antonie Walker (Boston) e ainda achar um pivô que ao menos dê um pouco de trabalho a Shaquille O'Neal.

O obstáculo para a dinastia Lakers está tão somente na Conferência Oeste, como foi a decisão com o Sacramento Kings. Este é o maior candidato a impedir o tetracampeonato, com um time mais maduro e com grandes talentos, como Chris Webber, Mark Bibby e Peja Stoijkovic.

Outras duas forças do Oeste estão no Texas: o Dallas, movido pelos milhões de dólares de seu proprietário, e o San Antonio Spurs, estruturado ao redor de Tim Duncan. Mesmo assim, o Lakers é favorito numa decisão contra qualquer um desses times.

Muito mais do que uma grande equipe, o Lakers é uma grande equipe nas decisões. Nem precisou se esforçar muito para provar isso na nessas finais, com o seu primeiro 4 a 0 na história. O Nets chegou a abrir alguma vantagem nos dois últimos jogos, em casa, mas foi totalmente incapaz de manter o ritmo nos momentos finais. E aqui, o time de Los Angeles tem demonstrado, nesses últimos três anos, que é imbatível.

Não bastasse a capacidade técnica, tática e individual, o Lakers também é uma equipe com sede de conquistas. Um título não basta. É preciso fazer história (já são 14, incluindo a época que ainda estava sediado em Mineápolis). Como Phil Jackson, que repetiu pela terceira vez um tricampeonato (tinha dois com o Chicago Bulls) e se igualou a Red Auerbach (lendário técnico do Boston) com nove títulos. Só para lembrar, como foi dito em uma coluna anterior, ainda no início desta temporada, Phil é mesmo o "senhor dos anéis" da NBA.

E Shaq vai se contentar com apenas três campeonatos? Nos dois anteriores, durante a parada comemorativa em Los Angeles, ele prometeu à torcida que viria mais. E não se pode duvidar do que ele é capaz. Chegar aos 11 títulos do pivô Bill Russel pode ser algo quase impossível, mas não igualar as seis indicações com MVP das finais de Michael Jordan.

Por falar em Jordan, há outro jogador que quer desafiá-lo nas estatísticas. Kobe Bryant nunca escondeu que deseja, ao menos, ganhar um campeonato a mais do que os seis de Michael. Algo que não parece tão improvável. Pelo menos tendo ao seu lado alguém como Shaq e sendo orientado por Phil Jackson.

Jovem, cheio de ambição, repleto de talentos, o Lakers não deve parar por aqui. A coleção promete ser grande.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos