CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Quarta-feira, 12 Junho de 2002, 00h29
terraesportes@terra.com.br

Quem manda no Lakers?


Shaq, Kobe, Phil? Quem é o responsável pela nova dinastia do Los Angeles Lakers, que está prestes a conquistar o seu terceiro título consecutivo na NBA? A resposta pode ser surpreendente.

Essa pergunta estava sendo feita até a noite de terça-feira pelo site da ESPN. E foi curioso conferir os votos de quase nove mil internautas, até por volta de 22h. Shaquille O'Neal liderava disparado, com 64,2% dos votos. Justiça para o pivô, que deve levar não só o terceiro título, como a terceira indicação como MVP das finais.

O segundo na votação era o técnico Phil Jackson. As respostas seguintes foram bastante intrigantes. Em terceiro estava "Jack Nicholson e seus amigos", com 9,5%, seguido pela combinação de jogadores-chaves ao esquema do Lakers, como Robert Horry e Rick Fox. Esta opção levou 4,5% dos votos.

A grande surpresa foi o quinto e último colocado na lista: Kobe Bryant, com apenas 4,3% das indicações. Uma miséria para quem sonha ser comparado a Michael Jordan e se candidata a ser o melhor jogador da atualidade.

Afinal, quem é o grande responsável pela dinastia Lakers? Acredito que eleger um único jogador, ou o técnico, não é suficiente. Basta lembrar do passado da equipe.

Durante três anos, Shaq tentou conquistar o título em Los Angeles. Nem ao menos alcançou uma final. O'Neal chegou ao Lakers na temporada 96/97, junto com o então garoto Kobe Bryant, que era só um reserva no time do técnico Del Harris (hoje, assistente no Dallas Mavericks).

Com Shaq, e depois com Shaq e Kobe titular, o Lakers não atingiu seu objetivo. Foi preciso a chegada de Phil Jackson, em 1999, para completar a química necessária. Juntos, eles formaram a melhor equipe da NBA, pelo menos desde o Chicago Bulls da era Michael Jordan.

Um pivô dominante, um ala habilidoso e uma estratégia perfeita. Essa é a fórmula, simples, do Lakers. Sem um dos ingredientes, pode não funcionar, como diz a história.

E por falar em votação na Internet, uma dica: pela primeira vez, a NBA abre para o público a escolha do MVP das finais. Como já acontece para a escolha dos jogadores do All-Star Game, será possível dar palpite através da rede. A regra é simples: o internauta vota durante o quarto período da partida que pode decidir o título, através do site oficial. Ou seja, a votação pode ser feita na noite desta quarta-feira, no quarto jogo da final, e vale em caso de vitória (e festa) do Lakers. Mais uma barbada para Shaquille O'Neal.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos