CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Terça-feira, 04 Junho de 2002, 23h58
terraesportes@terra.com.br

O Rei Shaq


Se ainda falta alguma coisa para Shaquille O'Neal ser reconhecido como um dos maiores pivôs de todos os tempos, a final da NBA que começa nesta quarta irá se encarregar desta tarefa. Shaq tem o garrafão aberto, sem ninguém para importuná-lo. É uma questão de tempo para festejar o terceiro título consecutivo com o Los Angeles Lakers.

Quem, no New Jersey Nets, será capaz de deter a fúria de O'Neal? O desajeitado Todd McCulloch? O pivô titular do Nets era reserva de Dikembe Mutombo nas finais do ano passado, quando o Philadelphia 76ers ganhou o primeiro e depois foi massacrado e perdeu quatro jogos seguidos.

Em 2000, Shaq teve mais trabalho, contra o Indiana Pacers, que usou o holandês Rick Smith e Dale Davis na tentativa de segurar o super-pivô. Conseguiu, ao menos, ganhar duas partidas na decisão.

Em três finais da NBA, Shaquille O'Neal só perdeu uma, para o Houston Rockets de Hakeen Olajuwon, na sua memorável temporada de 1993. Num duelo hipotético, seria interessante ver o O'Neal de 2002, em sua melhor forma, contra o Olajuwon de 93-94!

Achar uma fórmula mágica para segurar Shaq é o drama de Byron Scott, um ex-campeão do Lakers dos tempos do Show Time e que agora tem seu maior momento como treinador. Ele deve sentir falta de um Vlade Divac, por exemplo, que deu canseira a O'Neal na série final do Oeste, quando o Sacramento lutou até o sétimo e dramático jogo.

A estratégia do Nets deve ser a mesma do Lakers contra o Sacramento: se não se pode parar o adversário, o jeito é ser melhor do que ele no ataque. Aí, o New Jersey vai precisar muito dos triple-doubles de Jason Kidd, do vigor físico de Kanyon Martin e dos rebotes e dos arremessos de fora de Keith Van Horn.

E ainda será pouco. Porque é bom não se esquecer que Shaquille O'Neal não é a única força do Lakers. Kobe Bryant também estará lá. Robert Horry sempre dá o ar da sua graça nos momentos decisivos. E Derek Fisher começou a recuperar sua melhor forma nos arremessos.

Sem falar em Phil Jackson, invicto há 23 séries de playoffs (incrível!) e prestes a igualar o recorde da NBA de nove títulos como treinador. Uma vantagem enorme diante do iniciante Byron Scott.

Como aconteceu na Copa do Mundo, quando o campeã França caiu diante da zebra, o Nets pode até dar uma de Senegal, vencendo um jogo. Mas da mesma forma que o Senegal não vai ganhar a Copa, o New Jersey não vai impedir o tri do Lakers e a consagração ainda maior de Shaquille O'Neal. Previsão: 4 a 0 Lakers!

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos