CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Segunda-feira, 03 Junho de 2002, 13h44
terraesportes@terra.com.br

Campeão da motivação


O primeiro time da história a ganhar o jogo sete de uma série de playoffs na prorrogação. O primeiro time da história da franquia a ganhar o jogo sete fora de casa. Apenas o quarto time da NBA a ganhar em terreno inimigo no jogo sete. E falta pouco para se tornar o quinto a ganhar três campeonatos seguidos.

Essas são apenas algumas marcas que transformaram a vitória do Los Angeles Lakers sobre o Sacramento Kings num dos jogos mais memoráveis de todos os tempos. Não apenas esta partida, como a própria série, com todos os jogos decididos no último minuto. Pura emoção!

O Lakers mostrou uma capacidade de reação incomum. Se não era possível vencer na técnica e na tática, a arma foi usar a cabeça. O técnico Phil Jackson, dominado pelo esquema do Kings, só podia se superar no que sabe fazer melhor: motivar e desafiar seus próprios jogadores.

Jackson não conseguiu parar o armador Mike Bibby. Também penou com a versatilidade de Chris Webber. E demorou cinco jogos para descobrir que era impossível, com os jogadores que tem, deter as duas principais forças do Kings. A saída era simples: jogar melhor do que eles.

Foi esse o desafio lançado por Phil Jackson, um especialista em motivação. O técnico passou os últimos jogos aos berros com o pivô Shaquille O'Neal e o ala Kobe Bryant. Pelas imagens da TV, parecia que faltava pouco para que eles saíssem no braço.

Jackson exigiu o máximo de Shaq. A intenção era achar o posicionamento correto no garrafão, para impedir as infiltrações do Sacramento. E também evitar que o pivô fosse envolvido em armadilhas, como sair para a cobertura, deixando o garrafão aberto e ficando ainda sujeito a cometer faltas, como ocorreu nos primeiros jogos.

O técnico também cobrou maior aplicação de Kobe Bryant, tentando minar o seu individualismo. O objetivo era fazer com que Kobe distribuísse mais a bola, evitasse penetrações kamikases no garrafão, que causaram dezenas de perdas de bola.

Enfim, pediu que suas duas maiores estrelas justificassem seus milionários salários. O resultado foi claro: domingo, Shaq terminou com 35 pontos. Kobe, com 30.

No vestiário do Arco Arena, em Sacramento, Shaq foi flagrado num emocionante cumprimento com Phil Jackson. O mesmo havia ocorrido na partida anterior, entre o técnico e Kobe Bryant. Sem dúvida, os três são o coração do Lakers.

O Sacramento também colaborou. Errou arremessos decisivos no final da sétima partida, que poderiam ter dado a vitória. Além disso, a equipe distribuiu mal os últimos lances. Webber, que teve uma atuação brilhante nos arremessos da entrada do garrafão, foi quase ignorado nos momentos decisivos. A bola acabou sobrando para o instável Doug Christie e para Peja Stoikovic, sem ritmo após voltar de lesão.

Mas, ao contrário do que ocorreu com o Portland há dois anos, também no jogo sete da decisão do Oeste, o Sacramento deve crescer. Apesar de alguns veteranos como Vlade Divac e Christie, o time é jovem, vai ganhar em maturidade, e não desmoronar como aconteceu com o Trail Blazers.

E o Lakers, já tem o título garantido? É bem provável. O New Jersey Nets não tem ninguém com capacidade para segurar Shaquille O'Neal, na decisão que começa nesta quarta, em Los Angeles. Jason Kidd pode engrossar, como fez Mike Bibby, mas falta arsenal para o campeão do leste provocar uma zebra diante do campeão da motivação, mais motivado do que nunca.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos